Dia 18/11 foi aprovado na Câmara de Vereadores de Cubatão/SP, o Projeto de Lei n. 166/2025, de autoria do vereador Batoré(AGIR), que prevê a instalação de equipamento eliminador de ar nas tubulações do sistema de abastecimento de água no município.
Basta o consumidor solicitar que a empresa tem que instalar.
As despesas serão pagas da seguinte forma: se comprovado que existe ar na rede, a empresa paga. Caso contrário, o custo fica por conta do consumidor se desejar que a instalação ocorra.

De acordo com Batoré, a população não tem que pagar pelo ar como se fosse água. “É comum e perfeitamente compreensível que haja ar na rede, já que a água é distribuída sob pressão e bombeada, porém o morador não deve pagar por esta vazão de ar como se fosse água”.

Segundo pesquisa da Escola de Engenharia da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), onde um aparelho similar é fabricado, a economia pode chegar até 35% nas contas, podendo variar conforme a região.
A concessionária também ficará obrigada a divulgar por 3 meses consecutivos nas contas de águas sobre essa possibilidade.
Fonte: https://www.cubatao.sp.leg.br/processo-legislativo/projetos-de-lei/arquivos/2025/PL_no_166_2025_-_Instalacao_redutor_de_ar_sabesp_assinado_assinado.pdf