A partir do dia 21 de novembro, a tradicional feira de Domingo da Vila Natal da Rua 25 de Dezembro (via principal do bairro) será transferida para a Rua das Flores. As opiniões divergem se essa mudança será satisfatória para os moradores e comerciantes.
A diminuição do fluxo de pessoas no domingo que pode prejudicar o comércio nos arredores e o aumento da distância para quem mora na Vila Esperança são pontos que precisam ser considerados com a mudança.
Conversamos com uma feirante que trabalha há mais de 30 anos na cidade. Ela lembrou que já tentaram no passado e não deu certo. Disse ainda que foram em reuniões e combinaram que seriam avisados com pelo menos 30 dias de antecedência, mas quando chegou na quinta (11 de novembro) avisaram que a mudança ocorreria já no próximo dia 21/11.
“Eles estão falando que a gente não vai poder montar a barraca do mesmo tamanho que a nossa barraca é (…) além deles estar mudando todo mundo de lugar, eles estão falando que não tem lugar lá aonde nós vamos (…) nós estamos pagando uma metragem e vamos ter que montar outra metragem. Tá uma confusão e a gente não tem com quem falar porque ninguém escuta a gente”.
Ela lembrou que a rua de baixo era mão dupla e o espaço da rua de cima, que pertence a ferrovia, foi criado para os feirantes.
O advogado e morador do bairro Ialis da Silva comentou que:
“Do ponto de vista logístico, a mudança é 100%: vc libera a entrada do bairro mais populoso da cidade. Quem vem aos domingos ou quem mora aqui sabe que dia de domingo é tumultuado. Do ponto de vista econômico, somente o tempo irá dizer se vai cair ou manter o faturamento dos feirantes”.
Entramos em contato com o Secretário de Finanças Genaldo Santos que nos explicou o seguinte:
“O motivo central diz respeito às questões de segurança, pois onde está atualmente é corredor de acesso aos bairros populosos da vila natal e principalmente a Vila Esperança. (…) Consultamos órgão de segurança e a resposta foi de que liberar estas vias é de suma importância do ponto de vista de segurança. Outro fator tb importante é o fato de está próximo a linha férrea”.
“Feira Livre uma atividade comercial em extinção. Assim como tantas outras que o tal progresso vem esmagando, as feiras livres cada vez mais e mais são supridas as necessidades do dia com os grandes atacadistas e o forte crescimento dos Hortifruti que tendem as se espalhar pelos bairros. Vejo infelizmente as feiras livres com os dias contados”, divagou Armando Campinas Júnior.
“Na minha opinião eu acho o novo local mais adequado. No antigo local tbm tem comerciantes. Mas ao meu ver é muito complicado fechar uma via daquela , onde o trânsito é intenso. No domingo se precisar ambulância ir até a Vila Esperança, tem que dar mow volta”, opinou o comerciante Cristiano Gomes.
Outro morador explanou que “Já passou da hora porque os bairros adjacentes cresceram muito e tem atrapalhado a mobilidade urbana”, disse Alessandro Branco. Complementou que o fato do fluxo de pessoas diminuir ali aos domingos não iria prejudicar os comerciantes dos arredores e a distância pode ser superada pelo uso de bicicletas, o que já ocorre nos dias atuais.
Desde o mês de abril/2021 essa possibilidade já estava sendo ventilada, quando técnicos da Prefeitura estiveram in loco para conferir a viabilidade.
”Hoje, no local onde se encontra, a feira oferece sérios riscos de locomoção em caso de emergência, pois esta na única entrada e saída do bairro mais populoso de Cubatão, a Vila Esperança. Em caso de necessidade de socorro por exemplo, o acesso fica prejudicado. Além disso, a rua das flores oferece muito mais espaço para a configuração das barracas e contribui para o distanciamento exigido nas fases restritivas.” Disse o Diretor de Receitas, Luiz Alberto Maia, em conversa com outro portal local.
Fonte: https://cubataonoticias.com/cubatao/prefeitura-estuda-mudanca-da-feira-da-vila-natal/
“Nossa equipe de finanças já esteve no novo local para as marcações e organização para uma mudança tranquila e melhor atender os feirantes e toda população que tem o costume de frequentar as feiras livres , num local amplo e seguro”, complementou o Secretário de Finanças.
Na opinião da moradora Rosa Cassimiro, a feira é tradicional e atende a Vila Esperança, o Costa Muniz, Vila Noel, Curtume, e indo pra lá (Rua das Flores) o pessoal não vai. O receio é o movimento da feira cair causando desemprego.
Registrieren
20 de Out 2024 - 18h45
Thank you for your sharing. I am worried that I lack creative ideas. It is your article that makes me full of hope. Thank you. But, I have a question, can you help me?Ambulantes, feiras livres e bancas terão novas regras de postura. - Todos por Cubatão
31 de Mai 2023 - 20h32
[…] Mudança na Feira Livre da Vila Natal! […]