Previsão do tempo
max. 26 | min. 18
Parcialmente nublado
Cotação
Dolar R$ 5,45
Euro R$ 5,79

Previsão do tempo

max. 26 °C

min. 18 °C

Parcialmente nublado

51ª Paixão de Cristo

Após 18 meses da data oficial inicial, finalmente a 51ª Encenação da Paixão de Cristo de Cubatão será realizada.


Que rufem os tambores e soem os clarins!

Aos amantes da arte e apaixonados pela Paixão de Cristo, em especial aos Cubatenses que aguardam ansiosamente pela tradicional Encenação, eis que se aproxima o grande dia.

No dia próximo dia 28 de Novembro às 19h, será realizada a encenação da 51ª Edição da Paixão de Cristo de Cubatão.

Cartaz de divulgaçao da 51ª Encenação da Paixão de Cristo de Cubatão

Vídeo de divulgação da 51ª Encenação da Paixão de Cristo de Cubatão / Incena Brasil / Redes Sociais

Realizada ininterruptamentemeio século (50 anos) a tradicional Paixão de Cristo de Cubatão, celebrou em 2019 suas Bodas de Ouro. Nesta ocasião, a realização da 50ª Paixão de Cristo de Cubatão, contou com a participação de 360 pessoas, entre Equipe Técnica e Atores, que em uma apresentação inovadora deste espetáculo, arrastaram para suas arquibancadas cerca de 5.000 pessoas, que puderam acompanhar ao vivo e literalmente de perto todo o desenrolar da história da crucificação de Cristo, interagindo inclusive com os atores em cena já desde o início da apresentação, podendo caminhar lado a lado dos atores durante a Via Sacra e se emocionar com esta inserção teatral.

50ª Paixão de Cristo de Cubatão – Via Sacra – foto: Julimar Gomes
50ª Paixão de Cristo de Cubatão – Público nas arquibancadas – foto: Julimar Gomes

Este ano porém, após 18 meses de espera e ainda por conta das medidas restritivas de enfrentamento à Pandemia de Covid-19, este importante evento cultural não contará com arquibancadas e não será aberto ao público.

Atendendo as legislações em vigor e aos protocolos exigidos para o momento, o espetáculo será transmitido ao vivo pelo Facebook e YouTube.

Para assistir a transmissão na segurança e conforto do seu lar, basta clicar nos ícones abaixo:

Reconhecidamente um Patrimonio de Natureza Imaterial e Cultural do município, , a Encenação da Paixão de Cristo de Cubatão vai muito além de uma apresentação teatral, e há mais de 50 anos mobiliza milhares de pessoas, antes mesmo das luzes se acederem nos palcos. Iniciando desde muito cedo os diversos trabalhos que irão garantir o sucesso da apresentação, mobilizando oficinas de interpretação, maquiagem artística, dublagem e cenografia para todo o elenco, além é claro dos trabalhos de produção dos figurinos, peças para os cenário, ensaios e gravações em estúdio. Conforme afirmam as Produtoras da Incena Brasil Carla Vieira e Rose Vieira: “São tantos os preparativos, que as “cortinas mal se fecham”, e já se retomamos os trabalhos para preparar a próxima encenação.”

Oficina de Pesquisa e criação de Adereço Cênico – foto: repodução / redes sociais / Incena Brasil
Produção 51ª Encenação da Paixão de Cristo – foto: repodução / redes sociais / Incena Brasil
Oficina de Maquiagem Cênica – foto: repodução / redes sociais / Incena Brasil

Durante todos esses anos a apresentação deixou de ser realizada na sexta-feira apenas uma única vez, tendo que ser transferida para o sábado, por conta de uma chuva torrencial justamente no dia em que o espetáculo completava 25 anos. Nos próximos 25 anos seguidos, a encenação seguiu sendo realizada tradicionalmente às sextas-feiras.

Mas por ironia do destino, após completar 50 anos, o espetáculo teve que ser interrompido!

Desta vez, não bastou adiar para o dia seguinte! Pois a chegada da Pandemia de Covid-19 no Brasil, afetou radicamente todo o setor cultural do país. Tudo era muito novo e assustador! Ainda assim, esperançosos com fim da Pandemia e o retorno à normalidade ainda no ano passado, os organizadores, atentos a tudo que acontecia na cidade e no país, se reorganizavam constantemente, na esperança de ainda em 2020 realizar a 51ª Paixão de Cristo de Cubatão, mas infelizmente não foi possível.

Cartaz de divulgação da 51ª Encenação no ano de 2020 – foto: repodução / redes sociais / Incena Brasil

NOTA OFICIAL dos Organizadores informando sobre o adiamento da 51ª Paixão de Cristo de Cubatão há poucos dias da apresentação, que estava programada para Abril de 2020:
“Ciente da responsabilidade social da 51a. Paixão de Cristo de Cubatão diante de suas centenas de colaboradores e milhares de espectadores, a Associação Cultural Incena Brasil, realizadora do evento, comunica o adiamento do evento para maio. Diante desse contexto de pandemia internacional do coronavírus, a Associação realizará tratativas aos demais órgãos públicos e parceiros a fim de alinhar o reagendamento do evento, e, nas próximas semanas, divulgará a nova data junto a toda a população de Cubatão e Região.”

Mesmo firmes e confiantes, e adiando novamente, desta vez para o dia 19 Setembro de 2020, ainda por força da Pandemia de Covid-19, chegada a proximidade da data, uma nova NOTA OFICIAL comunicava um novo adiamento do evento, desta vez para o mês de Dezembro.
“Em respeito ao nosso trabalho , em respeito ao nosso elenco , em respeito ao nosso público , em respeito ao nosso patrocinador e apoiadores , tornamos pública a nossa decisão de adiar a 51a. Encenação da Paixão de Cristo para a partir de dezembro considerando decisão de decretos em nosso município.”

Mas infelizmente o ano de 2020 passou sem que a cidade de Cubatão pudesse ainda receber um espetáculo desta magnitude, e a Pandemia não dava sinais de quando seria possível a retomada de eventos presenciais com grande público.

E apesar dos esforços de todos e da esperança de logo vencer o vírus, no primeiro trimestre o ano de 2021, uma segunda onda ainda mais forte, obrigou ao aumento das restrições, inclusive com a retomada de quarentena, o que novamente impossibilitou a realização da 51ª Encenação ainda na Páscoa deste ano.

Este ano a encenação não contará com a participação do Ator e Padrinho do espetáculo, Sérgio Duarte Mamberti, que no ano de 2019 interpretou o Rei Herodes no Jubileu de Ouro da mais antiga encenação da Paixão de Cristo de toda a região da Baixada Santista.

Ator, diretor, produtor, autor, artista plástico e político brasileiro. Formado pela Escola de Artes Dramáticas de São Paulo, Sérgio Duarte Mamberti foi dramaturgo há mais de 50 anos. Ele faleceu no dia 3 de setembro de 2021 em decorrência de falência múltipla dos órgãos.

Sérgio Duarte Mamberti e elenco – 50ª Paixão de Cristo de Cubatão – foto: Julimar Gomes

Sérgio Duarte Mamberti e elenco – 50ª Paixão de Cristo de Cubatão – foto: Julimar Gomes


Os organizadores do evento estão muito otimistas e confiantes no resultado final de todo empenho para garantir uma apresentação da 51ª Encenação em alto nível. Oportunidade para fechar com chave de ouro este exaustivo ano de muito trabalho e dedicação.

Reportagem do Jornal Tribuna 1ª Edição sobre a 51ª Encenação da Paixão de Cristo de Cubatão / Incena Brasil / Redes Sociais

Portanto, fique atento e não deixe de prestigiar no dia 28 de Novembro às 19h, a 51ª Paixão de Cristo de Cubatão.
Um espetáculo para toda a família!


Compartilhar

Comentários

Реферальный бонус на binance

02 de Ago 2023 - 20h24

Your point of view caught my eye and was very interesting. Thanks. I have a question for you. https://www.binance.com/ru/register?ref=P9L9FQKY

Contagem regressiva! - Todos por Cubatão

26 de Nov 2021 - 15h09

[…] https://tpcnoticias.com/noticias/51a-paixao-de-cristo/ […]

Deixe seu comentário

Notícias relacionadas

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Desenvolvido com ❤️ e ☕ por Julimar Jr.