Previsão do tempo
max. 29 | min. 23
Chuvas esparsas
Cotação
Dolar R$ 4,94
Euro R$ 5,35

Previsão do tempo

max. 29 °C

min. 23 °C

Chuvas esparsas

A primeira Fotografia da História

195 anos já se passaram desde o primeiro registro fotográfico. Viajar no tempo através dos registros históricos nos possibilita conhecer o Pai da Fotografia e imaginar o quanto este pai estaria orgulhoso em ver no que o seu "filho" se tornou.


Se tivéssemos uma máquina do tempo e voltássemos ao ano de 1826 na cidade de Saint-Loup-de-Varennes, na França quando o francês Joseph Nicéphore Niépce usando uma caixa de madeira (câmara escura) conseguiu, pela primeira vez na história, gravar uma imagem do quintal de sua casa numa folha de papel sensibilizado quimicamente, após várias horas, isso mesmo, várias horas de exposição. Poderíamos talvez mostrar a ele o quanto a sua criação evoluiu, e certamente ele ficaria extasiado em ver no que sua descoberta se transformou.

‘View from the Window at Le Gras’, primeira foto da história (Foto: Joseph Nicéphore Niepce)

Quando observamos a primeira fotografia obtida por Niépce sem uma legenda que a descreva, muitos de nós sequer conseguimos identificar do que se trata, mas o fato é que este feito foi um marco histórico e serviu de gatilho para que a partir daí muitas mentes brilhantes que trabalhando, juntas ou em paralelo, ao longo de muitos anos, sempre influenciadas por constantes mudanças políticas, sociais e econômicas, conduzissem esta importante descoberta à fotografia tal qual conhecemos hoje. E mesmo sabendo que a fotografia não é obra de um só autor, muitos estudiosos consideram Joseph Nicéphore Niépce o Pai da Fotografia. Muito embora esta paternidade tem sido discutida ao longo destes 195 anos… Há quem diga inclusive que o verdadeiro Pai da Fotografia, seja de fato um brasileiro! Será???

Joseph Nicéphore Niépce
(7 de março de 1765 / 5 de julho de 1833) 


Notícia atualizada em 30/04/2021 23h32

Compartilhar

Comentários

Nenhum comentário

Deixe seu comentário

Notícias relacionadas

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Desenvolvido com ❤️ e ☕ por Julimar Jr.