Dia 14/02 ocorreu a partir das 20:00h na Avenida 9 de Abril uma apresentação inédita: 6 escolas de samba colocaram suas cortes para abrilhantar o Carnaval 2026 de Cubatão. Muita expectativa por parte dos presentes para saber como seria o desfile das escolas. Resultado: Uma festa linda. Quem foi não se arrependeu.

Realizado pela Prefeitura de Cubatão, por meio da Secretaria de Cultura, e teve a programação transmitida ao vivo no YouTube.


Na concentração o clima entre os carnavalescos era de união. Todo mundo se ajudando, conversando, compartilhando e convergindo em um único objetivo que era entregar uma festa gigante e maravilhosa.
A organização oficial do evento reservou o tempo de até 50 minutos para cada agremiação. A noite foi aberta com o Bloco “Não é Não”, uma iniciativa do poder público, por meio da Secretaria da Mulher de Direitos Humanos, em que o foco é levar uma mensagem crítica à violência contra as mulheres. Na concentração, inclusive, havia uma tenda para denúncia de abuso e assédio, além da presença de advogadas da OAB-Cubatão orientando juridicamente as mulheres.
Cubatão agora conta com seis (6) escolas de samba que se apresentaram na seguinte ordem:
1 – União da Ilha Caraguatá – Representando o bairro Ilha Caraguatá, a escola se apresentou nas cores preto, azul, branco e dourado. Presidida por Israel Barbosa do Rosário (Lelo Garoto), levou para a avenida em 2026 o enredo “Lá vem a Ilha cheia de felicidade cair no samba junto com a comunidade”. A bateria tem comando de Mestre Guina e o intérprete oficial é Primo do Pandeiro.




2 – Mocidade Unida das Vilas – Sediada na Vila Esperança, a escola tem cores verde, rosa, branco e dourado e é presidida por Walter Lemos. Em 2026, apresentou o enredo “O Dilúvio Kaxinawá – A Renovação Kene Pelas Águas Encantadas”, inspirado na cultura indígena e na valorização dos saberes ancestrais. O carnaval é dirigido por Valdomiro Rodrigues (Miro) e a bateria comandada por Lucas (Muchatcho).




3 – Acadêmicos Unidos do Costa e Silva – Fundada em 12 de abril de 2012, no bairro Jardim Costa e Silva, a escola conquistou o 3º lugar no júri popular no último carnaval. Com cerca de 300 componentes, desfilou em preto e branco e apresentou o enredo “Abrem-se as cortinas, o show vai começar!”, celebrando o retorno do Guará-Vermelho como símbolo de Cubatão, Cidade Verde. A bateria Ritmo Costão é comandada por João Fumaça. O presidente da escola é Guaraci de Souza Castro, o ‘Guará’.




4 – Nações Unidas – Fundada em 9 de abril de 1978, a escola do bairro Vila Nova desfilou nas cores azul, verde e branco. Presidida por Evaldo Madeira, tem Veronildo Silva como diretor de Carnaval e Ackson Rodrigues como mestre de bateria. A rainha é Rillare Rodrigues, com intérpretes sendo Chrys Santos e Makumbinha.




5 – Mocidade Unidos do Morro – Fundada em 10 de janeiro de 1988, a escola tem origem nos bairros Cota e desfila nas cores verde, amarelo e branco. É presidida por Ricardo Soares Dias e conta com direção de Carnaval de Alexandre Campos e Harmonia de Luciano Keru. Seus intérpretes oficiais são Fernandinho e Jonathan, com bateria comandada por Mestre Sarrá. A agremiação apresentou dois casais de mestre-sala e porta-bandeira e tem Danielle Santana como madrinha da bateria.




6 – Mocidade Independência – Com enredo “No Reino das Fábulas… Era Uma Vez o Encanto!”, que traz o Grilo Falante como narrador de uma viagem mágica por histórias clássicas. Com as cores vermelho, branco e dourado, a agremiação do bairro Jardim Casqueiro é presidida por Severino Oliveira (Tatai). Neste ano, a escola celebrou seus 50 anos na avenida. A bateria é comandada por Matheus Oliveira, com Juliana Leones como rainha, e o carnaval assinado pelo carnavalesco Raphael Soares.




Imagens extraídas do portal Oficial da Prefeitura – Secom Cubatão