Ao custo de R$ 4,9 milhões e trajeto cheio de obstáculos oferecendo risco do ciclista cair de uma altura próxima de 1 metro, a obra de implantação de CICLOVIA, CICLOFAIXA, ROTATÓRIA, revitalização, reforma e adequação de duas Praças, com previsão para terminar em Dezembro/2020, completa 6 meses de atraso no dia 17 de junho e sem indícios de fim.
Como a obra não acabou, o trajeto, além dos obstáculos naturais (árvores), sinuosidades e vários sobe e desce, em certo ponto a ciclovia simplesmente acaba.
O traçado tem ALTOS e BAIXOS variando entre 20cm do nível da rua, com média de 45cm a 64cm durante o percurso, chegando em alguns pontos a quase 1 metro de altura. O risco de alguém cair foi resolvido com a instalação de guarda-corpo que, até o momento, está incompleto. A ciclovia está liberada para usar gerando riscos para os ciclistas que se aventuram.
já deu o que falar na cidade: processo, denúncias de descumprimento de ordem judicial por supressão de vegetação e corte de árvores, trajeto questionável e execução conturbada.
Anunciado como um GRANDE PROJETO INÉDITO e INOVADOR para resolver grandes problemas de ALAGAMENTOS, com construção de piscinão e sistema de bombeamento das águas das chuvas dos bairros da Vila Nova e Vila São José, a ciclovia seria um complemento para fomento de Transporte Alternativo e Sustentável para todos, com ARBORISMO e PAISAGISMO.
Mas, o objeto do contrato é a execução de obras de revitalização da Av. Nossa Senhora da Lapa com implantação de CICLOVIA, CICLOFAIXA e ROTATÓRIA, compondo um trecho de aproximadamente 1.602 metros, com reforma e adequação das Praças Duque de Caxias e Januário Estevam de Lara Dante.
O projeto foi seccionado em Trechos A, B e C.
O trecho A terá início na Avenida 9 de Abril e irá até a avenida Cruzeiro do Sul, tendo aproximadamente 450 metros. O canteiro central tem altura média de 0.45 metros, sendo que o ponto onde atinge maior altura tem 0.66 metros e a menor altura é de 0.20 metros em relação ao nível da rua.
O trecho B, terá início no cruzamento da Avenida Cruzeiro do Sul e Avenida Nossa Senhora da Lapa e terminará no início da praça Frei Damião tendo aproximadamente 743 metros. O canteiro central tem altura média de 0,64 metros, sendo que o ponto onde atinge maior altura tem 0.90 metros e a menor altura é de 35 metros em relação ao nível da rua.
O trecho C, será uma CICLOFAIXA com 409 metros e iniciando no começo da praça Frei Damião, atravessa a Avenida Martins fontes, seguirá pela avenida Doutor Fernando Costa até a avenida Henry Borden.
Conforme PLACA INFORMATIVA, a obra COMEÇOU em 17/01/2020, viabilizada por meio de fomento de recursos estaduais. A proposta vencedora foi de R$ 4.963.718,60.
Também buscou:
- Preservar os arbustos existentes e plantar novas espécies;
- Pavimentar os passeios das praças e espaços para convívio;
- Implantar novos bancos para assento, lixeiras, iluminação;
- Forrar os espaços de jardim;
- Criar ambientes de contemplação da natureza e convívio social;
- Propiciar o acesso de P.N.E. (Portadores de Necessidades Especiais) em toda a área de projeto.
AINDA ESTÁ PREVISTO ACADEMIA AO AR LIVRE COM DIVERSOS EQUIPAMENTOS E PLAYGROUND.
O edital com todas as informações está disponível em http://transparencia.cubatao.sp.gov.br/
Depois acesse Licitações e Contratos -> Editais de Licitação -> Concorrências Públicas. Escolha a opção CONCORRÊNCIA Nº 7/2019
Vamos precisar aguardar mais quanto tempo para que a obra seja entregue?
astr
25 de Mai 2023 - 04h22
Reading your article has greatly helped me, and I agree with you. But I still have some questions. Can you help me? I will pay attention to your answer. thank you.Patricia
06 de Mar 2022 - 17h09
Só em computação gráfica mesmo que a ciclovia é a cidade é tão limpa e organizada, primeiro que a parte feita da ciclovia foi feita acima fo canal tendo essas diferenças de tamanho do nível da rua pea onde fica a ciclovia, e outra as ciclovia daqui não se conectam o correto seria essa da Vila Miva se conectar com a da Vila São José, e com a da Henry Borden , e a da Vila Natal se conectar com a da Vila São José, com a sa Vila Nova, assim poderíamos ir de bife por exemplo da Vila Natal até o Centro, entretanto essa noção mínima de mobilidade parece que não tem....Obras paralisadas serão investigadas por vereadores! - Todos por Cubatão
16 de Dez 2021 - 15h37
[…] Ciclovia dos dissabores Obra da Praça […]Obra da Praça - Todos por Cubatão
05 de Jul 2021 - 17h38
[…] Ciclovia dos dissabores […]