Previsão do tempo
max. 29 | min. 20
Tempo limpo
Cotação
Dolar R$ 5,45
Euro R$ 5,79

Previsão do tempo

max. 29 °C

min. 20 °C

Tempo limpo

GARÇA AZUL

Você já tinha visto uma Garça Azul antes? Provavelmente se você mora no município de Cubatão, sim. Pois esta ave é comum em nossos manguezais.


Esta encantadora ave que foi registrada pelas lentes do talentoso fotógrafo Ale Souza certamente já foi vista por você na região de mangues de Cubatão. Mas se ainda não teve o privilégio de avistar este lindo pássaro, esta é uma boa oportunidade para conhecer um pouco mais sobre este habiatante dos nossos manguezais.

Garça-azul no Manguezal de Cubatão – Foto: Ale Souza

A garça-azul é uma ave da família Ardeidae, cujo nome científico é Egretta caerulea, e em inglês é chamada de Little Blue Heron. Ela também conhecida pelo nome de garça-morena.Ela pode ser encontrada em todo o litoral Brasileiro, no Pantanal e também na Bacia Amazônica. Fora do Brasil é encontrada desde o Sul dos Estados Unidos e América Central até a Colômbia, Peru, Chile e Uruguai.

Seu habitat é em manguezais, áreas úmidas costeiras, lagos, rios e litorais. A garça-azul é uma espécie de tamanho médio, podendo medir até 55 centímetros de altura e ter uma envergadura de 1 metro. O pescoço violáceo é longo como das garças e cegonhas. Ambos os sexos são semelhantes na aparência. A plumagem é azul ardósia, pernas longas e finas de cor verdes. A coloração da cabeça pode tornar-se castanha durante a época de reprodução.A garça-azul se alimenta mantendo o bico próximo à superfície da água ou do solo, revolvendo as folhagens, em busca de presas.

Garça-azul entre as vegetações do Manguezal de Cubatão – Foto: Ale Souza

A sua dieta alimentar inclui camarões, caranguejos, invertebrados, anfíbios, crustáceos e peixes. Os filhotes se alimentam principalmente de camarões.O período de reprodução e nidificação desta espécie acontece em meados de março e abril. Ocorre somente uma ninhada anual, onde a fêmea de garça-azul fará a postura de 3 a 5 ovos. O tempo de incubação é cerca de 20 a 23 dias.

A incubação é assíncrona, e ocorre ao longo de vários dias, ou seja, os filhotes não nascem no mesmo dia.O primeiro filhote a nascer rapidamente ganha tamanho e experiência na hora de receber os alimentos, por isso interações agressivas com os irmãos podem acontecer, já que por muitas vezes eles são capazes de competir com seus irmãos, chegando a tomar a comida deles.Os ninhos são feitos em plataformas e o material utilizado são gravetos. As garças-Azuis preferem fazer seus ninhos em áreas de lago ou lagoa, onde os níveis de água de nascente são baixos ou que retrocedem. Os níveis de água reduzidos nestes locais ajudam a concentrar um maior número de presas, aumentando assim o sucesso na construção e durabilidade do ninho e a fartura de alimentos para serem servidos aos filhotes.

Garça-azul procurando alimento no Manguezal de Cubatão – Foto: Ale Souza

E aí, gostou de conhecer um pouco mais sobre este lindo e exótico habitante dos nossos manguezais? Que tal compartilhar esta publicação para mais pessoas conheçam nossas belezas naturais?

Quer saber um pouco mais sobre alguma outra espécie comum em nossa cidade ou região? Então nos envie sugestões para novas matérias. Abraços e até a próxima!

Nossos agradecimentos ao amigo e fotógrafo Ale Souza por no ceder estas lindas imagens para nossa matéria. 🙂

Ale Souza – Fotógrafo Profissional / foto: @oliveiraa_pietro


Compartilhar

Comentários

Nenhum comentário

Deixe seu comentário

Notícias relacionadas

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Desenvolvido com ❤️ e ☕ por Julimar Jr.