Previsão do tempo
max. 23 | min. 19
Chuva
Cotação
Dolar R$ 5,17
Euro R$ 5,61

Previsão do tempo

max. 23 °C

min. 19 °C

Chuva

O Futuro do Turismo em Cubatão.

Apesar da cidade de Cubatão ter um grande potencial turístico, o futuro do setor requer muita atenção e planejamento, especialmente no que diz respeito à manutenção e conservação dos seus principais pontos turísticos.


Classificada desde abril de 2019 como Município de Interesse Turístico (MIT) pelo Estado de São Paulo, a cidade Cubatão, apesar de possuir um grande potencial a ser explorado e tornar-se mais uma importante e atraente opção para os turistas do estado e porque não do Brasil e exterior, sofre para alavancar o seu turismo e fazer jus ao título recebido.

Não bastasse os efeitos negativos da Pandemia de covid-19 que assola todo o país e atrapalha o fomento do turismo no município e região, Cubatão ainda sofre com a falta de atuação do poder público para fortalecer o setor, segundo a queixa de profissionais da área e comunidades que buscam atrair a atenção dos turistas que descem a Serra do Mar rumo às praias do litoral, afim de que venham conhecer a riqueza cultural e histórica da cidade, além das belezas naturais de seus parques, rios, manguezais e trilhas.

Vista aérea da Ponte do Arco-íris e Rio Cubatão – foto por: Alex Laire – https://www.facebook.com/alex.laire


1ª Caminhada Fotográfica Histórico-Cultural em Cubatão -SP – foto por: Julimar Gomes
1ª Caminhada Fotográfica Histórico-Cultural em Cubatão -SP – foto divulgação: TR3S (Coletivo de Fotógrafos de Cubatão)
Visita Monitorada ao Núcleo Itutinga Pilões – Cubatão / SP – foto por: Julimar Gomes

Mas mesmo com tantas dificuldades, grupos de algumas comunidades buscam através de parcerias com indústrias, associações, escolas e comércio da região, meios para capacitar os moradores para que possam receber, apresentar, guiar e vender seus serviços e produtos a esses turistas, e proporcionar meios para que os visitantes sintam-se acolhidos, seguros e tenham uma experiência positiva, ao visitarem a cidade, levando boas impressões e recordações daqui, tornando-se potenciais propagandistas das atrações que aqui encontraram.

Visita Monitorada ao Projeto TBC – Cota 200 (Turismo de Base Comunitária) / foto divulgação: TR3S (Coletivo de Fotógrafos de Cubatão)
Primeiro Fotroca de Cubatão / SP`- foto divulgação: TR3S (Coletivo de Fotógrafos de Cubatão)

Outro grande problema enfrentado é  a carência de manutenção nos espaços considerados de referência no município, como é o caso do: Parque Ecológico do Perequê, Parque Anilinas, Parque Ecológico Cotia-Pará, entre outros que encontram-se em estado de degradação, o que infelizmente acaba por afugentar até mesmo os próprios munícipes que acabam por buscarem opções de lazer nos municípios vizinhos, somando-se aos “paulistas”, e diminuindo ainda mais o giro de capital no comércio local, que já sofre com a queda nas vendas devido às restrições impostas pelos governos estadual e municipal no enfrentamento ao Covid-19.

Resta saber até quando a resiliência fará parte do sentimento daqueles que ainda lutam para manter o pouco que ainda nos resta, além de buscarem formas de alavancar o turismo da cidade.

O que será que está reservado ao futuro do turismo de Cubatão?

Estaria o município correndo o risco de perder o seu título de MIT?

Estaria a sua majestade a Rainha das Serras às vésperas de leiloar sua coroa?


Compartilhar

Comentários

Δημιουργα Προσωπικο Λογαριασμο

02 de Jul 2023 - 07h30

Your point of view caught my eye and was very interesting. Thanks. I have a question for you. https://accounts.binance.com/el/register?ref=OMM3XK51

binance futures desktop app

04 de Abr 2023 - 00h29

Thanks for sharing. I read many of your blog posts, cool, your blog is very good.

Deixe seu comentário

Notícias relacionadas

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Desenvolvido com ❤️ e ☕ por Julimar Jr.