Previsão do tempo
max. 29 | min. 21
Tempo limpo
Cotação
Dolar R$ 5,41
Euro R$ 5,79

Previsão do tempo

max. 29 °C

min. 21 °C

Tempo limpo

POPs. ÀREAS CONTAMINADAS – RHODIA CUBATÃO

O maior episódio de contaminação ambiental e exposição humana aos POPs no Brasil ocorreu na Baixada Santista, estado de São Paulo, e foi causado pela multinacional de origem francesa Rhodia.


RHODIA CUBATÃO

Poluentes Orgânicos Persistentes – POPs. :

Os Poluentes Orgânicos Persistentes são substâncias tóxicas. Estas substâncias tóxicas são geradas em diversos processos industriais que empregam cloro e derivados do petróleo.

Os POPs são tóxicos aos seres vivos, acumulam-se nos microorganismos, plantas, animais e também no Ser Humano, não sendo eliminados pelos organismos com facilidade e demandando décadas para tal.

Resistentes à degradação química, biológica e fotolítica (da luz), afetam a saúde humana e os ecossistemas, mesmo em pequenas concentrações.

O maior episódio de contaminação ambiental e exposição humana aos POPs no Brasil ocorreu na Baixada Santista, estado de São Paulo, e foi causado pela multinacional de origem francesa Rhodia.

A origem dos POPs.

Os POPs eram chamados de ORGANOCLORADOS, mudou sua denominação para uniformizar e facilitar as discussões sobre o tema.

Os POPs são substâncias semivoláteis, ou seja, podem ser transportados pelo ar, pela água e pelas espécies migratórias que cruzam as fronteiras internacionais.

Assim, os POPs são capazes de alcançar qualquer ecossistema terrestre ou aquático do mundo. Por isso, são encontrados em locais onde nunca foram produzidos ou sequer utilizados.

Os POPs são também resistentes à degradação química ou biológica, ou seja, são persistentes e permanecem no ambiente por longos períodos. São ainda, bioacumulativos, pois entram nas cadeias alimentares e se acumulam no tecido adiposo de peixes, aves, animais marinhos e do homem.

Ao se fixarem no organismo dos seres humanos e animais, e por terem propriedades tóxicas, os POPs podem causar sérios problemas de saúde, entre eles, diversos tipos de cânceres, má-formação de nascença, disfunções nos sistemas imunológico e reprodutivo e maior sensibilidade a doenças, além da diminuição da capacidade mental.

Historicamente, os organoclorados começaram a ser produzidos por dois motivos:

Primeiro, porquê uma das principais matérias-primas da indústria química é a soda cáustica (hidróxido de sódio), indispensável na chamada indústria de base mas que possui um grave problema: sua fabricação gera necessariamente a produção de gás cloro.

Segundo, porquê os novos produtos criados (organoclorados) apresentavam várias propriedades, como solventes, propelentes, inseticidas, plásticos se polimerizados, etc, os quais possuíam ainda uma característica considerada inicialmente uma dádiva: seus efeitos eram duráveis, o que considerava-se um ganho econômico (imagine-se, por exemplo, um inseticida cuja única aplicação perdurasse anos).

A partir dos “lixões da Rhodia” os resíduos químicos contaminaram o solo, os rios, o lençol freático, o ar, atingiram o complexo estuarino chegando às praias, contaminando a fauna e flora marinhas.

Os “lixões”, principalmente os localizados às margens dos rios, contaminaram toneladas de areia. Durante pelo menos 15 anos saíram dessas áreas milhares de caminhões carregados de areia contaminada.

Mapio.net
Serra Pilões-Zangalá, Cubatão – SP, Brazil | Mapio.net

A areia para a construção civil em toda a Baixada Santista foi retirada do Rio Branco e Rio Mariana, em São Vicente; e do rio Cubatão, áreas comprovadamente contaminadas.

Porto de Areia em Cubatão, em 1976
Foto: 4º Boletim Informativo – 1976 – Prefeitura Municipal de Cubatão


No fim da década de oitenta saíram dos rios de Samaritá – o Branco e o Mariana – 500 caminhões de areia por dia para as obras de ampliação do retroporto de Santos.

A vila dos pescadores, em Cubatão, foi aterrada com material contaminado. Da mesma forma com que análises da Cetesb detectaram organoclorados e “lixo químico” no aterro do prédio da escola do Senai, na Praça da Bíblia, nº 1, em Cubatão, é bem provável que o veneno seja encontrado em areia de playgrounds da Baixada Santista, em contato direto com as crianças.

Escola Senai Hessel Horácio Cherkassk – Pça. da Biblia (foto FACE)


Somente em 1993, a extração e comercialização de areia das margens do rio Cubatão, próximo a um “lixão da Rhodia”, foi proibida pela intervenção do promotor Pablo Greco, da Curadoria do Meio Ambiente de Cubatão.

Análise da Cetesb indicou contaminação da areia que estava sendo comercializada com metais pesados e organoclorados de alta nocividade e de potencial cancerígeno reconhecido.

A Convenção de Estocolmo em 2001,sobre os poluentes orgânicos persistentes abrange as medidas a ser adotadas pelos países signatários da Convenção. São elas: reduzir ou banir as liberações de POPs de produção e uso intencionais e não intencionais e reduzir ou eliminar, na medida do possível, seus resíduos e estoques existentes e as áreas contaminadas, objetivando a proteção da saúde humana e do meio ambiente.

Símbolo Conferencia de Estocolmo



Mesmo com leis ambientais, será que avançamos e nossa Cubatão, como está a qualidade do ar, tivemos avanço com relação as Empresas que compõem nosso Polo Industrial atualmente?

Será que não está na hora de criar a FUNDAÇÃO e o CÓDIGO MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE, para ter poder de autuar no Polo Industrial de Cubatão e investir em pesquisas para sabermos que ar respiramos, como está nosso solo, que água tomamos e se as industrias estão se adaptando as normas ambientais?


Notícia atualizada em 26/08/2021 12h10

Compartilhar

Comentários

Konto na Binance

18 de Dez 2023 - 18h31

Your point of view caught my eye and was very interesting. Thanks. I have a question for you. https://accounts.binance.com/pl/register-person?ref=UM6SMJM3

gate borsası

10 de Mar 2023 - 23h46

At the beginning, I was still puzzled. Since I read your article, I have been very impressed. It has provided a lot of innovative ideas for my thesis related to gate.io. Thank u. But I still have some doubts, can you help me? Thanks.

الإحالة في binance

18 de Abr 2023 - 15h06

Can you be more specific about the content of your article? After reading it, I still have some doubts. Hope you can help me.

Wellinton dos Reis medrado

08 de Jun 2022 - 09h48

Messias entra em contato comigo tem moradores que foi retirada dos bairros piloes doente e desamparados

Wellinton dos Reis medrado

08 de Jun 2022 - 09h42

Fui morador do bairro piloes passei um bom tempo com minha saúde abalada pobremas de pele colocamos na justiça eu era menor de idade na época 1997 sai a sentença do juiz da 3 vara de Cubatão e julgou improcedentes a minha causa alegou não ter prejuízoa minha saúde .depois de 20 anos no processo eu fui o errado .Brasil onde pode fazer o que quer

Leninha

29 de Ago 2021 - 21h10

Muito interessante essa matéria 👏👏👏👏

marcos vinicius silveira

29 de Ago 2021 - 12h38

Parabéns Tio Messias Gomes, pelo incansável trabalho, em divulgar essa pesquisa, que muitos nem sabem ou esquecem, a proteção do meio ambiente depende de todos nós, você já está fazendo a sua parte, dando esclarecimentos a população, sobre o que já ocorreu e o que a política de Cubatão têm que fazer para dar continuidade, para a população da baixada Santista, não sofra as consequências geradas por tais substâncias..

Jair

29 de Ago 2021 - 10h39

Triste capital predador tomando rédeas, em nome do lucro a QQ preço, com aval de nossas autoridades ambientais/neoliberais que patrocinam via omissão ou propinas essa aventura mortífera e debochada...a humanidade desumana, caminha voraz.

Eliane santos

28 de Ago 2021 - 23h27

Pelo tempo que conheço vc Messias eu tenho certeza que vc não ficaria de braços cruzados olhando a nossa cidade sendo destruída pelo tóxico poluente, parabéns pelo empenho e por nós informar a respeito do ocorrido.

Muito importante estas informações. Matéria bem explicada. Informações precisas, parabéns messias por divulgar. Foi um trabalho incansável.

27 de Ago 2021 - 22h14

Muito importantes essas informações. Um incansável trabalho desenvolvido ao longo dos anos, onde junto com a promotoria , cetesb e o esforço do nobre ex Vereador Messias Gomes foi notificada a contaminação de metais pesados na areia que era extraída, contaminada e comercializada. Produtos cancerígenos.

Antonio Carlos da Cunha

27 de Ago 2021 - 20h06

Meus Parabéns Messias a População Cubatense precisa saber mais a fundo esse tipo de conhecimento em nossa cidade abraço mano.

Denise Sales de Almeida

27 de Ago 2021 - 18h32

Parabéns tio pelo empenho de explicar e se dedicar para melhorar Cubatão 👏👏👏

Nielson

27 de Ago 2021 - 14h44

Parabéns Messias pela matéria uma verdadeira aula de conhecimento dos problemas que a falta de segurança meio ambiente e saúde ocasionou em nossa cidade e região.

Edson Botelho

27 de Ago 2021 - 11h03

Parabéns Messias por lutar em prol de Cubatão!

Alessandro Branco

26 de Ago 2021 - 21h47

Fundamental a importância de se preocupar com sustentabilidade e meio ambiente.

Cézar Carvalho

26 de Ago 2021 - 19h16

Esse é meu tio !! Lutando pelo meio ambiente de Cuba Town, parabéns pelo empenho 👏👏

Marluci Gomes Cláudio

26 de Ago 2021 - 18h31

Parabéns por essa matéria, Cubatão precisa ser esclarecido que os acontecimentos não podem ficar no esquecimento na cidade e assim mudar a situação.

Davi de Melo

26 de Ago 2021 - 18h16

Parabéns Messias por essa matéria sobre o meio ambiente e a saúde das pessoas. Morei há vários anos em Cubatão e pude vivenciar o descaso das autoridades quanto aos agentes poluidores emitidos pela maioria das empresas com efeitos devastadores junto a natureza e à saúde humana.

Rejane

26 de Ago 2021 - 17h54

Messias Gomes é nossa voz pra defender o Meio Ambiente. Cubatão esquecida pelos governantes. Contaminação fazendo as pessoas ficarem doentes. Obrigada,Messias por ir atrás de soluções

Joseci

26 de Ago 2021 - 17h38

Realmente precisamos pesquisar para utilizar as informações traçando metas de melhorias para qualidade do solo, da água e do ar de nossa amada Cubatão. Precisamos e merecemos! Parabéns pelo material e por essa iniciativa Messias.

Carlos Figueiredo

26 de Ago 2021 - 17h16

Messias Gomes tem uma Historia de lutas na cidade de Cubatão, não apenas na Câmara, mas também fora dela, organizando o povo pra lutar por seus direitos e contra essas mazelas que vemos hoje na cidade. A maioria do legislativo e o executivo não têm compromisso com o povo, precisamos de vereadores comprometidos com o bem estar da populaçào. Parabéns Messias por estar em mais essa luta. Até a Vitória!

Sebastião. Rodrigues

26 de Ago 2021 - 16h34

Messias. Sempre lutando por um Cubatão. Melhor. Vereador em sua gestão. Muito. Combatente. Aos descasos do poder executivo . Pena que não reelegeu. Mas continua sempre atenção a nossa querida Cubatão. Coisas que a maioria dos vereadores hoje não o fazem . Parabéns pela matéria.

Marcelo

26 de Ago 2021 - 16h19

Valeu messias , guerreiro pelo meio ambiente de Cubatão

André Luis Santos Costa Oitaven

26 de Ago 2021 - 16h04

Boa tarde população de Cubatão como vcs podem esquecer dessa figura o grande Messias Gomes figura atuante na política lutando muito pelo cubatense infelizmente a população esquece rápido esse tipo de político que luta e trava batalhas pelo povo essa da Rhodia foi uma delas não só essa como o meio ambiente em geral parabéns Messias Gomes por levantar essa bandeira por Cubatão.

Jorge cardoso

26 de Ago 2021 - 15h58

O messias como vereador sempre esteve defendendo a comunidade cubatense . Corajoso não temeu ameaças de poderosos empresários enfrentou e provou os crimes da Rhodia contra a natureza e população da baixada santista. Ganhou na justiça e evitou uma catástrofe na saúde. Mtos outros projetos importantes ele conseguiu como a farmácia do povo etc. Ele Merece a confiança a gratidão e mais uma oportunidade para atuar na Câmara de Cubatão. Parabéns Messias 👏👏👏

Joana Darc Martins de Almeida

26 de Ago 2021 - 14h39

Foi muita luta, muitos movimentos para que fosse dado um basta em tanto descaso. Vamos continuar na luta e cuidado com Cubatão. Parabéns Messias por essas memórias que muitas vezes esquecemos que algumas vitórias teve luta e sacrifício.

Sandra

26 de Ago 2021 - 14h29

Parabéns Messias por este empenho pela cidade de Cubatão. A questão dos poluentes tóxicos explica o alto índice de câncer que sobreveio as cidades metropolitanas da baixada santista. É necessário levantar mais pessoas como você para discutir meios para diminuir isto. Não desista !

Henrique

26 de Ago 2021 - 14h12

Ótima abordagem sobre um tema que sempre nos afligiu. Parabéns.

Paulo Alberto Mendes Pereira

26 de Ago 2021 - 14h10

Parabéns Messias Gomes, pelo incansável trabalho desenvolvido ao longo de anos, na proteção do meio ambiente.

Érick verçosa Albuquerque de Almeida nunes

26 de Ago 2021 - 13h47

Excelente matéria, importante esse conhecimento!

Elisabeth

26 de Ago 2021 - 13h19

Com certeza poucas pessoas tem informações sobre esse assunto, parabéns por divulgar

Rebecca

26 de Ago 2021 - 12h42

Ótima matéria. Informação que muitos não possuem.

Deixe seu comentário

Notícias relacionadas

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Desenvolvido com ❤️ e ☕ por Julimar Jr.