Previsão do tempo
max. 29 | min. 21
Tempo limpo
Cotação
Dolar R$ 5,40
Euro R$ 5,79

Previsão do tempo

max. 29 °C

min. 21 °C

Tempo limpo

Privacidade Hackeada

Documentário mostra o que pode acontecer com os dados dos usuários na mão de grandes empresas.


PRIVACIDADE HACKEADA é um documentário que estreou em 27/07/2019 na NETFLIX. Apesar do conteúdo ser bom, o enredo não é dos mais empolgantes, chegando a tornar os termos técnicos um pouco desinteressante para o público não especializado.

O documentário conta a história de uma empresa de consultoria chamada de “Cambrigde Analytica”, a qual está sendo investigada por, supostamente, ter utilizado dados confidenciais nas eleições dos EUA em 2016 e ter forte influencia sobre o BREXIT que ocorreu na União Européia, dentre outras.

Pelas denúncias, esta empresa, coletando dados de usuários de todo o mundo por meio de app´s, principalmente no facebook (como aqueles testes diversos de mudança de aparência, e até estudo de LIKES), criou uma base da dados GIGANTESCA, onde consegue traçar perfis de comportamento.

Com esses dados em mãos, devidamente processados, eles criam propagandas e negociam com diversas empresas que querem vender seus produtos. Por exemplo, existe a indústria de MEMES, que grandes marcas utilizam para difundir seus produtos.

O que chama atenção é um caso que ocorreu em 2010 nas eleições de “Trinidad e Tobago”.

Em resumo: Lá existem necessariamente DOIS grandes GRUPOS políticos, em disputas super acirradas, e a diferença nos resultados costuma ser bem apertada. Esta empresa foi contratada por um dos lados.

Assim fizeram uma campanha para os JOVENS, onde incentivaram TODOS a NÃO VOTAREM. A galera aderiu e virou um movimento muito popular com a própria rapaziada produzindo conteúdos diversos.

No dia da votação, apenas os jovens de UM DOS LADOS aderiram ao movimento. Os jovens do outro lado (o lado que contratou a empresa), votaram normalmente, porque os pais obrigaram. Assim, o resultado da eleição foi alterado por influencia no comportamento.

Esta mesma empresa trabalhou na campanha de Donald Trump, e por isso ocorreu grande investigação, inclusive com denúncias de que funcionários/desenvolvedores do Facebook e do Google teriam trabalhado na campanha.


Notícia atualizada em 15/04/2021 20h25

Compartilhar

Comentários

Nenhum comentário

Deixe seu comentário

Notícias relacionadas

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Desenvolvido com ❤️ e ☕ por Julimar Jr.