Previsão do tempo
max. 30 | min. 19
Tempo limpo
Cotação
Dolar R$ 5,36
Euro R$ 5,81

Previsão do tempo

max. 30 °C

min. 19 °C

Tempo limpo

Proibido Estacionar

Caminhoneiros questionam a PROIBIÇÃO para estacionarem em áreas antes permitidas.


Já pensou?

Voltar do trabalho, depois de um dia exaustivo e, ao chegar no bairro onde reside, ser PROIBIDO de entrar com seu veículo e estacionar em local demarcado e permitido até então, mesmo apresentando aos agentes de trânsito sua credencial emitida pelo mesmo órgão fiscalizador?

Pois bem, é exatamente isso que está acontecendo com os Caminhoneiros dos bairros Bolsão 7, 8 e 9 (Jardim Nova República), que reclamam da pressão sofrida por parte do poder público, que nos últimos dias, endureceu ainda mais as restrições impostas à categoria.

Segundo alguns profissionais que residem nestes bairros e que entraram em contato com a nossa redação, os motoristas que tinham autorização para estacionarem em áreas demarcadas pela CMT (Companhia Municipal de Trânsito), foram surpreendidos ao retornarem de viagem e entrando no bairro se depararam com a fiscalização da CMT, junto à Polícia Militar, que informou não ser mais permitido adentrar ao bairro e utilizar estas áreas demarcadas, sendo orientados à retornar e procurar outro local para estacionar.

A LEI ORDINÁRIA MUNICIPAL N. 3449/2011, diz em seu ART. 3º / § 2º diz:

 “SERÁ EXPEDIDA AOS PROPRIETÁRIOS DE VEÍCULOS RESIDENTES NO MUNICÍPIO, CADASTRADOS COMO AUTÔNOMOS, CUJOS VEÍCULOS ESTEJAM LICENCIADOS NO MUNICÍPIO, BEM COMO TER SIDO SUBMETIDO À VISTORIA TÉCNICA PARA VERIFICAR SE ATENDE AOS REQUISITOS E CONDIÇÕES DE SEGURANÇA E OS EQUIPAMENTOS OBRIGATÓRIOS ESTABELECIDOS NO CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO E NORMAS DO CONSELHO NACIONAL DE TRÂNSITO”

LEI ORDINÁRIA Nº 3449/2011 / foto: divulgação / redes sociais

Um dos motoristas, ao indagar se poderia ao menos deixar o container em outra região da cidade e retornar apenas com o “Cavalinho”, o mesmo recebeu a resposta negativa, sob argumento de que seu Cavalinho por ser do modelo LS / Trucado, não possui as características que permita entrar no bairro, assim como os caminhões TRUCK de médio porte.

Revoltado, o profissional se diz indignado com tamanha restrição, uma vez que possuía cadastro e autorização para tal. Dizendo ainda que por conta dessas mudanças repentinas, terá que cancelar a sua programação de trabalho e viagens desta semana, a fim de buscar mais informações sobre as novas regras impostas.

Regras estas, que segundo alguns profissionais, a maioria dos caminhoneiros desconhecem e se dizem prejudicados. Pois não sabem onde poderão estacionar seus veículos, e além da dificuldade de locomoção para retornar ao lar devidos a estas restrições, ainda terão que lidar com preocupação em relação à segurança de seus patrimônios, uma vez que os seus veículos, e consequentemente as cargas, podem ser vandalizadas ou roubadas.

Sobre se a categoria obteve alguma orientação ou suporte por parte do poder público e autoridades competentes, disseram que por ora a única informação é que será providenciado um bolsão de estacionamento no bairro Jardim Casqueiro por um período provisório, até que a situação se resolva.

Os profissionais temem que o prazo para uso deste espaço provisório seja muito curto e que o problema se agrave ainda mais.

Barbearia Alfa
💈Seu estilo em primeiro lugar💈
⌚ Terça à Sábado com agendamento através do
WHATSAPP (13) 98878-6006 💇🏻‍♂️

Para o motorista profissional Roque Willian Ferreira Machado (Rock Strada), que atua há 35 anos no munícipio, representante dos Motoristas Autônomos de Cubatão é preciso que se cumpra a LEI ORDINÁRIA N. 3449/2011, para garantir aos trabalhadores do setor as condições mínimas necessárias para que possam trabalhar, pois na sua opinião o motorista autônomo residente em Cubatão não recebe o mesmo tratamento e atenção do poder público que as empresas de Transporte de Cargas instaladas na cidade recebem.

Ele ressalta ainda que, em 08 de Junho de 2018, foi protocolada uma Petição junto à administração pública com as principais solicitações dos Motoristas Autônomos de Cubatão, visando à época melhorar e reorganizar a logística de zoneamento dos estacionamentos para caminhões, bem como criação de rotas alternativas para melhorar o fluxo destes veículos pela cidade, melhorando a fluidez e reduzindo os transtornos gerados em decorrência do trânsito destes veículos nas vias do município, além de outras reivindicações, que foram discutidas exaustivamente em várias reuniões que contou com a participação de gestores municipais, mas que infelizmente não foram atendidas, causando ainda mais frustação e descontentamento aos motoristas, que hoje são obrigados à estacionarem seus caminhões longe de seus bairros em pátios que não oferecem as condições adequadas para receber os veículos, além da falta de segurança.

Petição Protocolada pelos Motoristas Autônomos de Cubatão junto à CMT – Companhia Municipal de Trânsito

Rock Strada explica que a proibição e cancelamento das credenciais concedidas, se mantida, somente aos bairros bolsão 7, 8 e 9, não faz o menor sentido, uma vez que a Lei n. 3449/2011 abrange toda a cidade. Ele compara ainda a gestão municipal das cidades vizinhas sobre o tema e observa que Cubatão precisa urgentemente melhorar a forma como lida com assunto, principalmente ouvindo os profissionais da categoria e buscando de forma conjunta soluções que resolvam em definitivo os inúmeros problemas que há anos vem causando prejuízos aos motoristas autônomos, que assim como as transportadoras, também geram receita ao município e tudo que querem é trabalhar e manter seu patrimônio o mais próximo possível de suas residências e seguro. E finaliza dizendo que Cubatão é uma cidade composta por pessoas trabalhadoras, que em sua maioria são de baixa renda, sendo assim, os governantes precisam olhar para cidade com mais atenção e respeito, ouvindo a classe trabalhadora que é quem sustenta e move o município.

No dia 02 de Junho o Vereador Fábio Roxinho publicou em suas redes sociais o seguinte desabafo:

 “A gente até tenta …

Mas fica difícil entender a maneira como as coisas são conduzidas em nossa cidade.

Existe uma Lei Ordinária 3449/2011 onde determina locais próprios para estacionamento de caminhões no município (bolsões).

Credenciais são expedidas e renovadas pela CMT – Companhia Municipal de Trânsito autorizando o caminhoneiro a estacionar em local pré-determinado.

Desde sexta-feira, dia 28 de maio, os caminhoneiros dos bolsões 7, 8 e 9 estão sendo notificados, verbalmente, que não poderão mais estacionar no bairro, nem mesmo nos bolsões de estacionamento estabelecidos pela própria administração.

Como assim?

E a credencial existe pra que?

E a Lei?

Difícil entender o que acontece em Cubatão!”

Vereador Fábio Roxinho durante Sessão no Plenário da Câmara Municipal de Cubatão / Imagem: divulgação / redes sociais

Até o fechamento desta matéria, não conseguimos contato com a CMT (Companhia Municipal de Trânsito), para obtermos maiores detalhes sobre essas mudanças que estão ocorrendo no munícipio em relação a regulamentação para trânsito e estacionamento de veículos de carga na cidade.  

Leia também:


Notícia atualizada em 20/06/2021 10h53

Compartilhar

Comentários

Зарегистрироваться

05 de Jan 2024 - 12h00

Your article helped me a lot, is there any more related content? Thanks! https://www.binance.info/ru/join?ref=DB40ITMB

gateio güvenilir mi

21 de Mar 2023 - 02h21

I am a website designer. Recently, I am designing a website template about gate.io. The boss's requirements are very strange, which makes me very difficult. I have consulted many websites, and later I discovered your blog, which is the style I hope to need. thank you very much. Would you allow me to use your blog style as a reference? thank you!

Novas regras para Caminhões em Cubatão - Todos por Cubatão

19 de Ago 2022 - 18h53

[…] Proibido Estacionar Fonte: https://www.facebook.com/cubataomilgrauoficial/posts/pfbid022KzL3Qb2KYCqNYKHGR3YYHT6a8YpVDGvr36fJDF1b3Mvzx17Ay42fcsJrYYUxM8el Começou a recuperação da Avenida Giusfredo Santini Problemas de logística causa congestionamento e trava a cidade, de novo […]

Deixe seu comentário

Notícias relacionadas

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Desenvolvido com ❤️ e ☕ por Julimar Jr.