Previsão do tempo
max. 30 | min. 25
Chuvas esparsas
Cotação
Dolar R$ 4,98
Euro R$ 5,39

Previsão do tempo

max. 30 °C

min. 25 °C

Chuvas esparsas

RÚBRICA ou RUBRICA?

A pronúncia correta não tem acento!


Significado de Rubrica: substantivo feminino Assinatura abreviada; abreviação da assinatura de alguém. Título atribuído aos capítulos dos livros de direito canônico ou civil, normalmente grafados com letras vermelhas… https://www.dicio.com.br/rubrica/

A origem do termo RUBRICA vem da época da ROMA REPUBLICANA, onde MAGISTRATURA era o órgão estatal revestido de grandes poderes, cabendo-lhe cuidar de todos os assuntos de interesse da república.

Magistrados eram investidos em funções políticas distribuídas entre cargos chamados de Cônsules, Pretores, Censores, Edis e Questores.

Após eleitos, publicavam uma espécie de programa de trabalho ou plano de governo que deveriam desenvolver durante a sua gestão chamado ÉDITO.

Esses éditos ou programa de governo eram anunciados ORALMENTE, e depois escritos com tinta PRETA em tábuas de fundo BRANCO e afixados nas paredes do fórum para conhecimento de todos.

Já o título era escrito com tinta VERMELHA ou RUBRA, advindo daí o termo RUBRICA. As pessoas costumavam dizer: “Aquela é a RUBRICA DO MAGISTRADO”.

Desta forma, a pronúncia correta é RUBRICA, sem acento, porque deriva da palavra RUBRO.

Fonte: ROLIM, Luiz Antonio. Instituições de Direito Romano
2ª Ed – São Paulo: Revista dos Tribunais, 2003.


Notícia atualizada em 02/05/2021 10h25

Compartilhar

Comentários

Nenhum comentário

Deixe seu comentário

Notícias relacionadas

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Desenvolvido com ❤️ e ☕ por Julimar Jr.