O ‘birdwatching’ é um hobby antigo no mundo e que começa a ter também um público fiel aqui no Brasil. É um tipo de entretenimento com milhões de adeptos, principalmente nos Estados Unidos, onde 20% da população acima de 15 anos são birdwatchers. No Brasil, em vez de apenas olhar com o binóculo, as pessoas gostam de fotografar as aves, e o hobby tem crescido graças à popularização das câmeras digitais, grupos em redes sociais e sites sobre o tema. Inclusive aqui, na cidade de Cubatão/sp (local onde este portal está situado).
Você pode achar que não há graça alguma em observar pássaros na natureza mas saiba que é uma atividade vibrante e fácil de fazer. Há mais de 1900 de espécies de pássaros no Brasil e quase a metade disso está na Mata Atlântica, nesta região do Estado de São Paulo. E elas estão em todos os lugares: no quintal de sua casa, naquele parque (preservado ou não) da sua cidade ou ao fazer uma viagem para um lugar mais distante para ver as aves da região. E é uma atividade que desde crianças, idosos ou pessoas com limitações de locomoção podem praticar.
Apenas observar já é uma grande terapia de relaxamento, alternada com a emoção de encontrar uma espécie que você queria muito ver, ou quando elas pousam perto e permitem que você se aproxime. O ‘birdwatching’ (ou ‘passarinhar’ como dizem aqui no Brasil) também é a desculpa perfeita para viajar mais, adquirir e praticar novos conhecimentos (a maioria dos guias – que devem sempre acompanhar as excursões pelas matas – são verdadeiras enciclopédias sobre a fauna e flora da região e até mesmo história do local) e conhecer outras pessoas que tem interesse na preservação ambiental e são apaixonadas pelas aves. Cidades que tem boas administrações e que tem uma Secretaria de Turismo atuante e com pessoas capazes já sabem que a prática também movimenta o comércio local. Espero este seja o caso da sua cidade.
Acima eu falei sobre o uso de guias e esse é um ponto importante nesta atividade. Caminhar na mata é uma atividade muito prazerosa. Mas há riscos e perigos, que podem ser facilmente evitados seguindo as recomendações de pessoas experientes, os guias especializados. Que vão lhe orientar com medidas simples como não sair sem água, passar protetor solar, roupas apropriadas, repelente, não colocar as mãos em frestas ou outros locais que podem abrigar animais peçonhentos, não adentrar em trilhas se há risco de você não conseguir voltar, etc. O guia é alguém que vai lhe levar aos locais mais prováveis de se encontrar as aves. Geralmente o guia tem olhos treinados e uma audição apurada para reconhecer a voz da ave. Há muito estudo envolvido nisso, para memorizar estes sons. E eles tem seus macetes para fazerem os pássaros se aproximarem, facilitando demais a sua diversão. O guia vê e ouve coisas que as pessoas sem experiência não conseguem. Ele conhece como ninguém a região que você vai estar e, além de não se perder, você saberá exatamente onde deve ir. Ao final deste texto deixarei o contato de alguns que são ótimos para serem chamados, caso precise.
Pela manhã, logo que o sol nasce, é o melhor horário para ver as aves. Depois que você descobre a variedade do que pode ser visto entre as 6h e às 10h, esse será o incentivo para você sair da cama. Inclusive esta época fria é a melhor do ano para fotografar pássaros em comedouros de sítios e pousadas especializadas neste tipo de turismo. Nos parques urbanos também há boas chances, mesmo com mais visitantes em volta. Por exemplo, o Parque Central de Santo André/sp é uma área com grande concentração de espécies, sendo uma excelente opção para achar coisas interessantes como corujas, etc. Em Cubatão há um passeio especializado para a prática de birdwatching – de barco, com toda segurança e com guia – pela região do manguezal e que proporciona fotos incríveis de guarás vermelhos, garças azuis e outra aves.
E como eu sei de tudo isso? Desde 2019 abracei este novo hobby e tive contato com ótimos guias e excelentes companheiros nestas aventuras. Conheci lugares ótimos para a atividade e tenho uma pagina no Facebook e um perfil no instagram onde reúno as fotos das espécies por mim registradas. As fotos aqui mostradas são todas de minha autoria. Fica o convite a vocês para as visitarem e seguirem. Aproveito também para indicar alguns lugares onde podem iniciar essa prática de observação de aves com muita qualidade e com muita segurança, além de contatos de excelentes guias que podem fazer a sua atividade de birdwatching ser ainda melhor.
E os guias abaixo:
Luciana Cruz (guia em Cubatão): 13 99204-9087 (whatsapp)
Israel Lopes (Tangará Ecoturismo: https://www.facebook.com/tangara.ecoturismo)
Miguel Malta (guia em Santo André e Paranapiacaba): 11 96638-2773 (whatsapp)
Fábio Barata (guia em Peruíbe e região): 13 98198-1719 (whatsapp).
Fotos de birdwatching de minha autoria (instagram e Facebook): @andrehqphotos
- Um filme muito curioso dos anos 70 irá ganhar seu remake pela MGM/Amazon. O filme de terror ‘Blacula’, de 1972 e que teve uma sequencia no ano seguinte é um clássico do cinema negro americano. No roteiro original, ‘Blacula’ é um antigo príncipe africano que é amaldiçoado por Drácula. Ele é sepultado e acorda 200 anos depois pronto para vingar a morte de seus ancestrais. Novas notícias sobre a produção em breve.
- O canal CBS divulgou essa semana o trailer da segunda temporada de ‘Picard’, minissérie sci-fi que faz parte da franquia Star Trek. Como alguns devem saber – assim eu espero – Jean Luc Picard foi o capitão da nave Enterprise em 7 temporadas nos anos 90 na série de TV “Star Trek – A Nova Geração’. Agora ele retorna, aposentado da frota e liderando um grupo de novos aventureiros.
- Quem hoje está comemorando a chegada de seus 43 anos é a atriz Zoe Saldana. Sua carreira começou em 2000 e hoje é mundialmente famosa por ter sido estrela de milionárias franquias do cinema como Avatar, Star Trek e Guardiões da Galáxia.
E amanhã, 20 de junho, quem chega a seus radiantes 54 anos é Nicole Kidman. Atriz nascida no Hawaaii (EUA) mas que desde a infância morou na Austrália ela começou sua carreira em 1983 mas conseguiu reconhecimento do público em 1989 no suspense ‘Dead Calm’. Sua premiada carreia depois disso lhe rendeu o Oscar de melhor Atriz em 2003, com o filme ‘As Horas’. Foi casada por vários anos com Tom Cruise.
Dixon
11 de Fev 2022 - 14h06
Interessante o que acabei de ler aqui em seu blog, estou acompanhando seus artigos alguns dias e são muitas informações interessante gostei. Proeste cap resultado