Previsão do tempo
max. 27 | min. 20
Tempo limpo
Cotação
Dolar R$ 5,37
Euro R$ 5,75

Previsão do tempo

max. 27 °C

min. 20 °C

Tempo limpo

Vereador denuncia condições precárias em escolas municipais

"ASSUSTADOR! Essa é a palavra que melhor define as atuais condições das escolas da Vila Esperança (UMEs Elza e Santa Catarina)."


Após receber várias denúncias de pais de alunos das escolas municipais: UME ELZA e UME SANTA CATARINA, ambas no bairro Morro do Índio, em razão do possível fechamento de uma creche conveniada, o Vereador Alessandro Oliveira presidente da Comissão de Educação do município realizou uma visita às unidades de ensino para verificar as condições desta escolas, e ouvir as queixas pessoalmente.

Foi então informado que com o fechamento desta creche, os alunos deverão ser transferidos para a UME Santa Catarina. Porém, para que isso ocorra, os alunos da UME Santa Catarina serão transferidos para o UME Elza. E como se isso não bastasse, os alunos da UME Elza serão distribuidos para outras escolas, causando um verdadeiro efeito dominó, e uma grande confusão na rotina dos alunos e dos pais, notícia que segundo o vereador é um verdadeiro ABSURDO, pois quebraria os vínculos das crianças com as respectivas escolas e a comunidade, além de trazer muitos transtornos aos pais.

No entanto, o que mais ASSUSTOU o vereador, de acordo com suas próprias palavras, foram as condições em que as escolas se encontram, o que classificou como algo muito GRAVE!

Indignado com o que viu, o vereador registrou em vídeo as dependências das referidas escolas, apontando os inúmeros problemas e, afirmando que ambas apresentam um elevado nível de insalubridade e periculosidade, tanto para os alunos, quanto para os profissionais que atuam nestas unidades.

Imagens: Alessandro Oliveira / Redes Socias / Divulgação

Na publicação em suas redes socias, o Vereador Alessandro Oliveira afirma que acionará os secretários de Educação e Manutenção para cobrar explicações e providências, e também entrará com uma representação no Ministério Público:

“Vamos acionar o Ministério Público para que tome conhecimento da situação e garanta que as crianças tenham o direito a estudar em um local saudável e seguro!”

Em resposta aos questionamentos que enviamos ao Vereador Alessandro Oliveira, o mesmo nos respondeu por meio de sua assessoria que a sua maior preocupação é em relação a situação de infraestrutura das escolas que serão utilizadas para estes remanejamentos, pois são unidades em situação de total abandono, por falta de manuntenção e zeladoria, o que coloca em risco a segurança dos alunos, e dos servidores que atuam nas unidades. Reforçando que esse é o principal foco da denúncia junto ao Ministério Público.

Disse também que a princípio parece não ter havido qualquer participação prévia da comunidade e a SEDUC em relação ao remanejamento dos alunos, considerando a alta procura dos pais, preocupados com estas transferências. Que ao que tudo indica é ocasionado pelo provável fechamento da creche conveniada Criança Feliz (Caminho Sao Leopoldo, 1181- Vila Esperanca). Fato este que de acordo com o Vereador será apurado junto a SEDUC.

Sobre se as unidades serão reformadas antes do efetivo remanejamento dos alunos, o vereador nos respondeu que quanto a isso, cabe ao gestor responder quais os planos de reforma (se houverem) para os locais. E isto tasmbém deverá ser abordado na reunião da ECAS.

Também perguntamos se existem outras escolas que encontram-se em semelhante estado e a resposta foi afirmativa:

Durante nosso mandato fizemos diversas ações de fiscalização em escolas, sempre apontando as deficiências encontradas. Entre escolas visitadas ao longo do mandato, podemos citar as UMEs Lorena, Anchieta, Olcese, Ana Luiza, São Paulo, Espírito Santo, Mato Grosso, Dilce Ferreira, Santa Catarina, Elza e entre outras. De forma geral, todas encontram-se em em situação de abandono e falta de manutenção periódica. Algumas mais que outras!
Vereador Alessandro Oliveira

Sobre quantas creches temos hoje em Cubatão, quantas crianças são atendidas, quantas aguardam vaga na fila de espera e se há previsão de construção de novas unidades de ensino, informou que segundo consta no site da Prefeitura Municipal, Cubatão possui: 6 creches conveniadas sendo elas: U.C. Novos Tempos, Ateneu, Balão Mágico, Carrossel 1, Carrossel 2, Criança Feliz e as da própria prefeitura são: Celita, Céu ( Marta Josete), Acre, Lucy Montoro, São José, Maria Liberata, Fátima, Pucciariello, Luiza Cortez, Magali, Maria Rosada e Sofia Zazur. Não soube porém informar quantas crianças são atendidas, quantas aguardam vaga na fila de espera e se há previsão de construção de novas unidades de ensino. Mas comprometeu-se em apurar estas e outras informações em relação ao planejamento da SEDUC para o atendimento à demanda do município.

Também enviamos estes e outros questionamentos à SEDUC, porém até o fechamento desta matéria, não obtivemos respostas.


Notícia atualizada em 08/11/2022 20h39

Compartilhar

Comentários

gate borsası

11 de Mar 2023 - 14h34

At the beginning, I was still puzzled. Since I read your article, I have been very impressed. It has provided a lot of innovative ideas for my thesis related to gate.io. Thank u. But I still have some doubts, can you help me? Thanks.

Deixe seu comentário

Notícias relacionadas

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Desenvolvido com ❤️ e ☕ por Julimar Jr.