Após denúncia anônima, ontem (05/05), os vereadores Alessandro Oliveira (PL), Rafael Tucla (PROGRESSISTAS), Guilherme do Salão (PROS) e Sérgio Calçados (PSB) foram averiguar o possível abandono de prontuários médicos nas antigas instalações da Policlínica da cidade e encontraram documentos de munícipes, equipamentos hospitalares e remédios vencidos.
O local, que está subutilizado, fica nos fundos da CMT, na Avenida 9 de Abril, n. 1.811, onde funcionou a Policlínica da cidade (Centro de Especialidades Médicas) provisoriamente entre Fevereiro de 2012 até Outubro de 2019, quando então, foi transferida para o andar térreo do Edifício Castro, na Avenida Pedro José Cardoso n. 238, Vila Paulista.
A denúncia era para apurar a existência de documentos pessoais de munícipes armazenados de maneira indevida, mas o que encontraram foi além do esperado: equipamentos de ar condicionado empilhados, camas hospitalares, um equipamento de raio X (arco cirúrgico com monitor) e remédios de alto custo vencidos. A polícia militar foi acionada para acompanhar a visita.
Quando ocorre esse tipo de situação, é importante saber para onde foi e o tipo de descarte do equipamento, se reutilizaram as peças, se desmontaram, se reativaram e a salubridade do local para não haver danos ambientais.
Um dos remédios encontrados (betainterferina 1b), conforme pesquisa na internet, tem o custo aproximado entre R$ 8 e 12 mil cada caixa, dependendo do laboratório. Havia 15 caixas deste medicamento. Somando todos os demais, os vereadores estimaram o montante em R$ 400 mil de dinheiro do público desperdiçado. “Um absurdo”, definiu o vereador Alessandro Oliveira.
Alguns dos medicamentos encontrados foram:
- Genfibrozila;
- Entarkin;
- Lamivudina;
- Dioridrato de Pramipexol;
- Ciclosporina.
Com relação aos documentos pessoais, diversos prontuários, documentos de identificação RG, exames, declarações de óbito, cartões sus, cadernetas de vacinação, CPF e até Carteira de Trabalho.
O Secretário de Saúde da cidade esteve no local e disse que irá tomar as providências cabíveis com relação aos equipamentos e medicamentos e, apurar as responsabilidades no prazo de 15 dias.
Também estiveram no local os vereadores Rodrigo Alemão (PSDB) e Roxinho (MDB).
Toda a ação foi registrada por meio de transmissões feitas AO VIVO nas redes sociais dos próprios vereadores. Emissoras de televisão da região também fizeram cobertura da notícia para produzir seus conteúdos e noticiarem em suas mídias.
gate io
26 de Fev 2023 - 18h54
For my thesis, I consulted a lot of information, read your article made me feel a lot, benefited me a lot from it, thank you for your help. Thanks!Canil de Cubatão faltando produtos de higienização - Todos por Cubatão
05 de Jul 2022 - 14h26
[…] Vereadores encontram documentos e remédios abandonados em antigo local de saúde […]