Dia 24/03 às 10:00h ocorreu no plenário da Câmara a Audiência Pública para discutir o NOVO Código de Posturas da cidade de Cubatão. Os itens destacados foram em relação à regulamentação de ambulantes, feiras livres, bancas de jornais e perturbação do sossego (ruídos sonoros).
ACESSE A MINUTA AQUI
A apresentação do Diretor de Receitas, Luiz Alberto Maia, foi direta e muito esclarecedora dos principais itens que serão tratados. Em outras palavras, explanou que as normais atuais praticadas são quase todas feitas por costumes e não tem regulamentação legal, o que dificulta muito a fiscalização.
Veja um resumo dos principais itens tratados:
PERTURBAÇÃO DO SOSSEGO
Barulho e som acima da norma NBR 10.151 e 10.152 por meio de aferição. A fiscalização vai passar a ser feita pela prefeitura em conjunto com a Guarda Civil Municipal, inclusive com aplicação de multas, apreensão de aparelhos e interdição do estabelecimento comercial. Hoje não existe fiscal de postura no município. É feita por meio de ações conjuntas de várias secretarias por meio de força tarefa.
COMÉRCIO AMBULANTE
Novas modalidades estão previstas como Trailers, Food Truck´s, Food Bikes e similares. Destacaram ser importante preservar o modelo tradicional de tabuleiros, bancas e barracas.
Proibição de ambulante com mais de uma licença OU exercer outra atividade OU ter estabelecimento comercial, prezando a concessão das licenças para quem mais precisa. Regulamentação do tamanho da barraca garantindo o livre trânsito nas calçadas e recolha seu próprio lixo.
FEIRAS LIVRES
Código atual não prevê regulamentação inviabilizando a fiscalização eficiente.
Serão criados critérios objetivos em caso da necessidade da criação de uma nova feira se houver novos bairros, o interesse da população, viabilidade da localização, etc. Isso existe em Decreto e agora vai ter em Lei.
- Agrupar a feira por setores e ramos de comércio;
- Organizar os locais das barracas;
- Saias frontais, laterais e toldos para que as barracas apresentem uma aparência padrão;
- Medidas mínimas de 2,5m e máximas de 20 metros dos tabuleiros;
- Punição para quem falta injustificadamente;
- Recolher os resíduos e não deixar lixo ao lado da barraca.
BANCAS DE JORNAIS
Padronizar tamanho, cor, forma de concessão da licença (licitação) e os tipos de produtos e prestação de serviços que podem ser comercializados, além de jornais e revistas.
Essa é uma sensibilidade com o avanço da tecnologia já que o meio físico de comercialização de informação mudou. Pretendem determinar um percentual mínimo de jornais e revistas.
Permitir ligação de água, luz, telefone e obrigatoriedade de extintores.
O prazo para os comerciantes se adequarem no prazo de 180 dias.
Outros temas também foram tratados como Mobilidade Urbana e Meio Ambiente.
O Secretário de Meio Ambiente, Halan Clemente, falou sobre supressão de árvores que precisa ser regulamentada. O que pode ou não pode ser derrubado, estudar o passivo ambiental, acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida, danos às calçadas e ao patrimônio privado.
O superintendente da CMT, Jeferson da Silva, explicou a mudança na obrigatoriedade de sinalização das obras particulares, a fim de que diminua os riscos nas vias.
Saiba mais em: https://www.cubatao.sp.leg.br/parlamentares-participam-de-audiencia-publica-sobre-codigo-de-posturas
3ª Audiência do Plano Diretor vai ocorrer dia 06 de maio - Todos por Cubatão
25 de Abr 2023 - 22h21
[…] Audiência Pública do Plano Diretor é alvo críticas e descontentamentos em Cubatão Ambulantes, feiras livres e bancas terão novas regras. Notícia atualizada em 25/04/2023 […]Sonia
01 de Abr 2023 - 18h13
A feira do Casqueiro e muito longe da Ponte Nova