Previsão do tempo
max. 29 | min. 19
Tempo limpo
Cotação
Dolar R$ 5,37
Euro R$ 5,76

Previsão do tempo

max. 29 °C

min. 19 °C

Tempo limpo

Conselho de Segurança discute atribuições da Guarda Civil de Cubatão

Reunião do CONSEG ocorreu dia 23/08 na sede de melhoramentos do Jardim Casqueiro


Dia 23/08 ocorreu a reunião ordinária do CONSEG-Conselho Municipal de Segurança de Cubatão/SP com a presença de representantes das polícias civil, militar, e da Guarda Civil Municipal.

Dentre os principais assuntos estava os ofícios enviados para Prefeitura de Cubatão e que ficam sem resposta, além das atribuições da Guarda Civil e porque não estão atuando durante à noite e madrugada.

O Diretor da Guarda Civil, André Cravo, falou que o efetivo da guarda é composto pelo Secretário de Segurança Pública, Pedro de Sá, 5 Diretores, 54 Guardas, 1 Corregedor e 1 Comandante, que no momento não tem disponível.

Disse que o efetivo tem alguns problemas, mas GCM abriu 10 vagas para guardas municipais. As vagas previstas podem ser ampliadas para 15 porque alguns guardas atuais passaram em outros concursos e poderá haver baixas.

Sobre os controles de acesso, disse que 50 novos irão ocupar as escolas ou outros prédios públicos, mas não tem nada certo. A previsão é até o final do mês de setembro.

A reclamação do telefone 153 foi reforçada e questionaram porque não está no site ou não tem divulgação na internet.

Mas grande questão é porque a Guarda não circula de noite?

O representante disse que 6 motos chegaram para a guarda civil e deverão estar rodando já em setembro.

Questionado sobre como anda o monitoramento por câmeras, disse que uma parte vem do TAC por dano ambiental aplicado a uma empresa e cerca de 150 câmeras mais a sala de monitoramento serão instalados até setembro. A outra parte será por licitação da Prefeitura para uma empresa complementar essas câmeras, monitorar os prédios públicos e manutenção de todo o sistema.

Capitão Matos da PM pediu a palavra e fez uma breve explanação sobre as atribuições da guarda dizendo que a legislação mudou permitindo fazer as vezes da polícia.

Um dos presentes pediu um panorama dos últimos acontecimentos na Vila dos Pescadores

O capitão disse que estava comandando a ação e que na baixada tem características atípicas como morros, becos e palafitas que dificultam muito a ação ordinária. A esperança é a urbanização. Com os becos os indivíduos têm controle de entrada e saída destes locais e o tráfico é um problema enfrentado diariamente.

Falou que o “indivíduo que fica de olho” nem corre mais. A ousadia está tanta que ele aguarda a chegada da equipe até começar a andar pelos becos e o confronto acaba ocorrendo. O “indivíduo que fica de olho” consegue ver de longe porque as viaturas vem pela rodovia, e ainda assim, eles estão cada vez mais ousados.

Por fim disse que as cidades de Guarujá, Santos, São Vicente e Cubatão se assemelham à situação do Rio de Janeiro. Praia Grande é diferente pois as viaturas conseguem adentrar em quase todos os locais da cidade – a geografia ajuda muito.

Foi perguntado sobre a possibilidade do Rabo do Dragão gerar uma Cracolândia em Cubatão. O representante do Secretário de Segurança disse que isso não vai ocorrer. E falou que na Vila Pelicas teve um princípio de criação mas eles acabaram por meio de ações.

Pediram o fechamento do Rabo do Dragão para evitar que acumule moradores de ruas. Foi feito um convite ao Secretário de Assistência Social para falar sobre os andarilhos e moradores de rua, mas não obtiveram respostas. Foi sentido também a falta da CMT.

O representante da polícia civil, Delgado Fábio, deu um panorama do cenário de ocorrências na cidade que estão em queda e falou que a crescente reclamação da ação da guarda civil é previsível porque quanto mais eles atuarem, mas serão alvo de críticas. Precisa separar e identificar bem as coisas e não deixar se levar apenas por postagens em mídias sociais ou criação de narrativas sem apuração dos fatos.

Outro dos presentes falou que faz tempo que não tem notícias de reuniões dos conselhos de educação. Em um colégio foram achados ratos nas cozinhas, e seria interessante fazer um ofício para vigilância sanitária para fiscalizar as escolas.

Próxima reunião será dia 20/09 na Acic

LEIA TAMBÉM 


Compartilhar

Comentários

GCM de Cubatão recebe 6 moto-viaturas para patrulhar - TPC Notícias

09 de Set 2023 - 18h32

[…] Conselho de Segurança discute atribuições da Guarda Civil de Cubatão […]

Deixe seu comentário

Notícias relacionadas

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Desenvolvido com ❤️ e ☕ por Julimar Jr.