Previsão do tempo
max. 24 | min. 21
Chuva
Cotação
Dolar R$ 5,24
Euro R$ 5,58

Previsão do tempo

max. 24 °C

min. 21 °C

Chuva

Cubatão abre inscrições para transporte universitário gratuito.

Atenção às mudanças em alguns critérios para não ficar de fora!


Dia 25/02, a Prefeitura de Cubatão publicou em seu portal oficial, que estão abertas as inscrições para recadastramento no transporte público universitário, com mudanças nos critérios de DESEMPATE que levam em consideração a renda familiar, estar cadastrado no CadÚnico, dentre outros.

https://www.cubatao.sp.gov.br/prefeitura-de-cubatao-abre-inscricoes-para-o-transporte-universitario/

RECADASTRAMENTO: dias 03 e 04 de março.

Link: https://forms.gle/6G33CQDbRn8EfeK6A

NOVOS CADASTROS: dias 07 e 08 de março.

Link: https://forms.gle/ud4Ao7XJ3SW9sqUf7

De acordo com o noticiado, o FATOR SOCIOECONÔMICO será o principal para o ATENDIMENTO PRIORITÁRIO àqueles que:

  • Tenham renda familiar de até 3 salários mínimos;
  • Estejam incluídos no CadÚnico;
  • Sejam participantes de programas federais de Educação (ProUni e outros);
  • Optem por cursos universitários inexistentes em Cubatão.

Para o munícipe Kleber Costa, formado em ciência da computação e utilizou o transporte entre 2014 e 2019, tá faltando mais transparência.

Kleber Costa

Estou muito familiarizado a trabalhar com essa análise de vulnerabilidade social, acho que fiz isso minha vida toda. Então sei que ajuda muito na tomada de decisão para critérios de desempate e prioridade. Porém nesse caso a única coisa que falta é transparência, até mesmo pela forma que será conduzida a análise desses dados. Sendo impossível a divulgação dessas análises”.

Alan Rodrigo, que é formado em engenharia e utilizou os fretados entre 2011 e 2016, enfatiza que “Os critérios adotados, considerando que mantenham a mesma quantidade de vagas e disponibilidade de ônibus é um critério justo para desempate e preferência das vagas, mas não gostaria de ver excluídos os demais estudantes, pois acredita que poucos alunos estão inscritos no CadÚnico”.

Alan Rodrigo

O acesso ao nível superior é difícil, mesmo para quem tem condições de pagar a faculdade. Têm alunos que trabalham durante o dia para poder pagar a faculdade (qualquer valor a mais já foge do orçamento) e Cubatão fornece esse transporte há anos, temos inclusive alguns secretários do governo que se formaram utilizando esse benefício”.

Quanto ao recadastramento, ele diz que sempre temos problemas com a emissão de alguns documentos por parte das faculdades. Em outros anos o prazo era de pelo menos uma semana.

Por outro lado o cadastro pode ser efetuado eletronicamente, o que é um ótimo avanço.

Matheus Siqueira, que “Política Pública não se restringe, se amplia”. Questiona como que irão levantar quanto ganha os familiares em cada casa? “O CadÚnico não tem a transparência devida. Nem para distribuição de cestas básicas funciona direito”.

“Mesmo com todos os programas, quem de fato vive de pouco, não tem acesso a ensino superior. A realidade dos estudantes é trabalhar no período adm e fazer a faculdade. Não faz sentido ter esse critério, a fila do fretado sempre vem crescendo por falta de transparência sobre as vagas“.

Na sua avaliação, pelo menos umas 500 pessoas poderão ficar sem fretado simplesmente por não estarem no CadÚnico.

Na opinião de Caio Vinícius, que cursa o 5º ano de Direito e chegou a ficar na lista de espera por 2 (dois) anos:

Caio Vinícius

Os fretados universitários tem dado oportunidade para centenas de alunos que se formam anualmente, os novos critérios já havia sido motivo de discussões por diversas vezes, que de certa forma, é justo o critério para ordem da inscrição”.

Complementa dizendo que acredita “que com organização, ninguém será afetado, porém, mesmo com todos os defeitos dos antigos moldes e sem critério, sempre foi discutido de forma ampla. Antes da pandemia, não existia mais lista de espera, e acredito que mesmo com os critérios, todos os alunos serão contemplados, haja vista a quantidade de ônibus oferecido pela empresa”.

Além de preencher a ficha, o estudante deve anexar em formato pdf, os seguintes documentos:

  • RG e CPF;
  • Declaração de matrícula;
  • Histórico escolar;
  • Comprovante de residência;
  • Título de eleitor;
  • Foto 3X4 em formato digital;
  • Comprovante de que o estudante cumpre os critérios socioeconômicos.

Esse último requisito, ao que parece, poderia ser cópia do holerite ou declaração de renda.

Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail transporteuniversitario.cubatao@gmail.com ou WhatsApp da Seduc 3372-6270 (somente mensagens de texto).


Notícia atualizada em 02/03/2022 12h20

Compartilhar

Comentários

Nenhum comentário

Deixe seu comentário

Notícias relacionadas

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Desenvolvido com ❤️ e ☕ por Julimar Jr.