Dia 06/07, a mestranda cubatense Melissa Tenório dos Santos Campinas (30 anos), se apresentou no XI Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica, mostrando resultados (preliminares) do estudo que vem realizando a respeito do programa de acompanhamento de hipertensos e/ou diabéticos (Hiperdia) na atenção básica de Cubatão/SP.
No XI Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica, que ocorre no Centro Universitário de Brasília-CEUB, entre os dias 03 a 07 de julho, Melissa mostrou os resultados parciais da pesquisa com o tema “Problemas internalizantes, externalizantes, funcionamento adaptativo e qualidade de vida” em adultos atendidos pelo Programa Hiperdia na atenção básica de Cubatão/SP. Esse estudo integra o programa de pós graduação interdisciplinar em ciências da saúde no LADH-Laboratório de Psicologia Ambiental e Desenvolvimento Humano, da Universidade Federal de São Paulo-UNIFESP.
http://ladhunifesp.blogspot.com/
“a pesquisa de campo esta sendo realizada em 8 unidades básicas de saude do município de Cubatão, mas o mestrado e a pesquisa é orientado e realizado no programa de pós graduação interdisciplinar em ciências da saúde no laboratório de psicologia ambiental e desenvolvimento humano da UNIFESP”, disse Melissa.
Realizado entre os dias 16/02/2023 a 20/04/2023 em 50 adultos, o estudo de mestrado tem como objetivo verificar indicadores que possam ajudar no diagnóstico prévio de doenças de cunho emocional e que afetam o cotidiano da população, prejudicando convívio social e desempenho profissional em atividades laborais.
O HIPERDIA-Programa de Hipertensão Arterial e Diabetes, constitui-se em um programa de cadastramento e acompanhamento de hipertensos e/ou diabéticos que visa o controle da DM e HAS e uma melhor qualidade de vida aos pacientes.
LEIA TAMBÉM