Previsão do tempo
max. 29 | min. 25
Chuvas esparsas
Cotação
Dolar R$ 4,99
Euro R$ 5,40

Previsão do tempo

max. 29 °C

min. 25 °C

Chuvas esparsas

Dia Mundial do Diabetes!

O Dia 14 de Novembro existe devido às inúmeras pessoas com diabetes.


O Dia Mundial da Diabetes é comemorado a 14 de novembro, em memória do dia de aniversário de Frederick Banting, que, juntamente com Charles Best, foi o responsável pela descoberta da insulina em 1922. Este dia visa consciencializar as pessoas sobre a doença e divulgar as ferramentas para a prevenção da diabetes.

https://saudebrasil.saude.gov.br/ter-peso-saudavel/dia-mundial-do-diabetes-entenda-tudo-sobre-a-doenca-e-saiba-como-se-proteger

A diabetes é uma doença crônica e progressiva, associada a elevados custos sociais e dos sistemas de saúde. Atualmente, a Diabetes é a mais comum das doenças não transmissíveis com elevada prevalência e incidência crescente. Atinge já cerca de 415 milhões de pessoas em todo o mundo e continua a aumentar em todos os países, estimando-se que em 2040 haja um aumento para 642 milhões de pessoas atingidas pela doença.

O Dia 14 de Novembro existe devido às inúmeras pessoas com diabetes e para que possa travar o crescimento dessa pandemia de Diabetes.

Desde 1991 que o dia 14 de Novembro é celebrado pela Federação Internacional de Diabetes (IDF: International Diabetes Federation) e pela Organização Mundial de Saúde como dia Mundial de Diabetes. O objetivo deste dia é chamar a atenção dos cidadãos e governantes para essa doença silenciosa que causa danos terríveis e pode levar a morte.

O símbolo do Dia Mundial da Diabetes é um círculo azul desde 2007, ano em que se torna um Dia das Nações Unidas. O círculo representa a união e é um símbolo universal de Vida e Saúde. O Azul representa a cor do céu que une todas as nações da Terra e é também a cor da bandeira das Nações Unidas. O símbolo do círculo azul representa a unidade necessária da comunidade Global para responder à ameaça da pandemia de Diabetes.

Símbolo do Dia Mundial da Diabetes

O diabetes é uma doença crônica, caracterizada pelo aumento da glicose (açúcar) no sangue, podendo ser devido a uma baixa na produção ou ação da insulina, que é um hormônio produzido pelo pâncreas nesse caso diabetes Tipo 1.

Já a diabetes tipo 2, também conhecida como diabetes do adulto ou não-insulinodependente, é uma doença causada por um fenômeno químico que torna as células do corpo resistentes à ação da insulina, quando é ingerido alimentos com alto teor de açúcar, o organismo vai atuar na metabolização para transformá-lo em glicose que, por sua vez, precisa ser transportada para as células do corpo a fim de produzir energia (ATP), porém, é necessária a ação da insulina. Desse modo, ela é liberada pelo pâncreas com a principal função de transportar as moléculas de glicose para dentro da célula, só que quando existe resistência celular à ação da insulina, ocorre o impedimento da absorção efetiva da glicose nesse caso é chamado de diabetes do tipo 2.

https://saudebrasil.saude.gov.br/ter-peso-saudavel/dia-mundial-do-diabetes-entenda-tudo-sobre-a-doenca-e-saiba-como-se-proteger

É importante ter o controle da doença com hábitos saudáveis que devem ser rigorosamente adotados pelo diabético, como alimentação equilibrada, prática de exercícios físicos e, de acordo com o tipo de diabetes, acompanhamento medicamentoso com especialista.


Compartilhar

Comentários

www.binance.com Registrácia

13 de Mar 2023 - 09h28

Thank you for your sharing. I am worried that I lack creative ideas. It is your article that makes me full of hope. Thank you. But, I have a question, can you help me? https://accounts.binance.com/sk/register-person?ref=JHQQKNKN

staking binance

04 de Abr 2023 - 22h39

I don't think the title of your article matches the content lol. Just kidding, mainly because I had some doubts after reading the article.

gate.io

26 de Fev 2023 - 13h26

For my thesis, I consulted a lot of information, read your article made me feel a lot, benefited me a lot from it, thank you for your help. Thanks!

Deixe seu comentário

Notícias relacionadas

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Desenvolvido com ❤️ e ☕ por Julimar Jr.