Previsão do tempo
max. 26 | min. 19
Tempo limpo
Cotação
Dolar R$ 5,40
Euro R$ 5,83

Previsão do tempo

max. 26 °C

min. 19 °C

Tempo limpo

Guará Vermelho, símbolo de Cubatão

Guará Vermelho recebe o merecido reconhecimento


Eleita a  identidade visual oficial do município de Cubatão, a ave guará vermelho, também conhecida como guará ou ibis vermelho, é uma das espécies de aves mais icônicas e ameaçadas do Brasil. Com suas penas longas e coloridas de um vermelho intenso, o guará é um símbolo da biodiversidade brasileira e um indicador da saúde dos ecossistemas de mangue e estuário onde habita.

A partir de agora, com o merecido reconhecimento a ave que tornou-se símbolo da recuperação ambiental da cidade, além de estar presente nos nossos manguezais, também poderá ser vista em diversos pontos do município e de várias formas, a começar pelas muretas do beira-mar, no bairro Jardim Casqueiro, no entorno do Pier.

O pássaro guará tem cerca de 70 cm de comprimento e pode pesar até 1,2 kg. Sua plumagem é predominantemente vermelha, com algumas penas pretas nas asas e na cauda, além de um bico longo e curvo de cor rosada. Os olhos do guará são pequenos e de cor vermelha.

Guará Vermelho
Manguezais de Cubatão
Foto: Julimar Gomes

O guará é uma ave que vive em colônias, geralmente em áreas de mangue, restingas e praias, onde se alimenta de caranguejos, moluscos, peixes e outros animais marinhos. O guará é uma espécie monogâmica e os casais permanecem juntos por toda a vida, dividindo as tarefas de construção do ninho e cuidados com os filhotes.

A reprodução do guará ocorre durante o período chuvoso, que vai de dezembro a abril. A fêmea coloca de dois a quatro ovos em um ninho construído com galhos e folhas, geralmente em uma árvore ou arbusto próximo à água. O período de incubação dura cerca de 28 dias e os filhotes permanecem no ninho por cerca de dois meses, sendo alimentados pelos pais.

Apesar de ser considerado um símbolo da fauna brasileira, o guará está ameaçado de extinção devido à perda de habitat, caça, poluição e interferência humana nos ecossistemas costeiros. De acordo com a Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), a espécie é classificada como “vulnerável”.

Guará Vermelho
Manguezais de Cubatão
Foto: Julimar Gomes

Para proteger o guará e outros animais que habitam os manguezais e áreas costeiras do Brasil, é importante promover a conservação desses ecossistemas, por meio de iniciativas como a criação de áreas protegidas, o controle da poluição e o desenvolvimento de atividades econômicas sustentáveis.

Em algumas regiões do Brasil, o guará é considerado uma espécie sagrada e está presente na cultura popular, sendo retratado em lendas, danças e festividades. A beleza e a importância do guará para a biodiversidade brasileira fazem dele um símbolo que deve ser preservado para as gerações futuras.

Leia também:


Compartilhar

Comentários

Rotatória da Vila Nova terá obra de arte denominada “Monumento Guará” - TPC Notícias

06 de Jan 2024 - 21h47

[…] Guará Vermelho, símbolo de Cubatão […]

nimabi

25 de Nov 2023 - 02h54

Thank you very much for sharing, I learned a lot from your article. Very cool. Thanks. nimabi

binance

27 de Jun 2023 - 09h58

Your article helped me a lot, is there any more related content? Thanks! https://accounts.binance.com/id/register?ref=YY80CKRN

Kryptowährungen handeln

12 de Jun 2023 - 00h09

Reading your article has greatly helped me, and I agree with you. But I still have some questions. Can you help me? I will pay attention to your answer. thank you.

Δημιουργα λογαριασμο Binance

19 de Mar 2023 - 00h58

I don't think the title of your article matches the content lol. Just kidding, mainly because I had some doubts after reading the article. https://www.binance.com/el/register?ref=YY80CKRN

Enregistrement à Binance

28 de Abr 2023 - 18h05

Your article helped me a lot, is there any more related content? Thanks! https://www.binance.com/fr/register?ref=JHQQKNKN

Deixe seu comentário

Notícias relacionadas

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Desenvolvido com ❤️ e ☕ por Julimar Jr.