Desde a aprovação da Lei Complementar n. 112/2019 que autorizou o executivo a criar a guarda civil municipal de Cubatão-GCMC, os cubatenses esperam para ver o efetivo nas ruas patrulhando.
No período de fevereiro e março deste ano foram feitas as avaliações psicológicas e pesquisa social. O treinamento deverá ser feito pela Guarda Civil da cidade vizinha Guarujá.
A prova da primeira fase ocorreu em 12/09/2021 e se inscreveram cerca de 9.600 pessoas. Destas, 300 foram aprovadas na prova de conhecimentos gerais e convocados para os testes de aptidão física (TAF). No TAF, 76 candidatos foram inaptos e os demais seguem no processo de formação e classificação.
Segundo o Secretário de Segurança Pública e Cidadania, Pedro de Sá, inicialmente serão 60 guardas e a distribuição dos turnos será feita de acordo com a necessidade do momento. As viaturas serão alugadas para garantir rapidez na reposição em caso de problemas e a habilitação (CNH) foi exigência desde o edital.
“Trabalhar pela melhoria da segurança em todas as suas frentes de enfrentamento é o desafio que aceitamos. A GCMC será uma das nossas contribuições para vivermos em um lugar melhor.”
O armamento e uniformes estão em fase final de aquisição e a previsão de que estes guardas estejam nas ruas está dependendo do curso de formação que terá 90 dias de duração.
- Total de 60 vagas, sendo 5% destinadas a pessoas com deficiência e 20% para candidatos negros e afrodescendentes.
- Salário base de 2.241,94 (referente março de 2020).
- Vale Alimentação de R$ 400,00.
- Vale Refeição de R$ 30,00 por dia para jornada de 8h.
- Vale Transporte.
A guarda civil virá para somar com o efetivo policial e a operação delegada, que recentemente recebeu novas viaturas para ajudar na segurança pública.
Na cerimônia de entrega ocorreu no dia 14/02, onde o coronel Cassio Araújo de Freitas, comandante da Polícia Militar na Baixada Santista e Vale do Ribeira, disse que “Cada viatura da Polícia Militar salva por ano, em média, dez vidas humanas na luta contra a criminalidade” e complementou: “Onde tem segurança tem investimento e, em consequência, empregos”.
Nas cidades vizinhas Santos, São Vicente, Guarujá, Praia Grande e Mongaguá a Guarda Civil já existe há décadas. Praia Grande começou em 1969 com o nome de Serviço de Vigilância Salva Vidas e foi evoluindo até chegar a estrutura atual composta de efetivo com mais de 400 agentes equipados de viaturas, vídeo monitoramento, aplicativos, integração com as policias militar e civil, e até plano de carreira da categoria, é hoje modelo padrão nacional a ser seguido pelas demais prefeituras da região.
Leia também:
binance register
19 de Nov 2024 - 18h36
Thanks for sharing. I read many of your blog posts, cool, your blog is very good.Cod Binance
24 de Abr 2023 - 19h23
Your point of view caught my eye and was very interesting. Thanks. I have a question for you.Começou o treinamento da Guarda Civil Municipal de Cubatão - Todos por Cubatão
30 de Mar 2022 - 14h02
[…] Guarda Civil Municipal virando realidade em Cubatão […]Autoridades apuram motivação de despejos na linha férrea - Todos por Cubatão
17 de Abr 2022 - 22h48
[…] Guarda Civil Municipal virando realidade em Cubatão Viadutos na linha do trem serão construídos em Cubatão […]