Moradores do bairro Jardim Nova República (Bolsão 8) se queixam do péssimo estado de conservação em que se encontra o CENTRO COMUNITÁRIO do bairro.
Utilizado no passado como sede da Sociedade de Melhoramentos da comunidade, para a realização de eventos sociocultulrais, os dias de glória deste importante espaço público, ficaram apenas nas lembranças da população, que afirma que há anos o local encontra-se em total estado de abandono, oferecendo riscos à segurança e saúde da vizinhança e dos moradores do bairro que passam diarimente pela calçada do prédio, que localiza-se na principal rua de comércio do bairro.
Inclusive a calçada também é alvo de reclamações, pois está quebrada por causa do crescimento das raízes de uma árvore que danificou o calçamento, impedindo a utilização segura, forçando as pessoas a caminharem na rua, além do risco iminente de queda, devido ao tamanho desta árvore, que está com sua estabilidade, visivelmente comprometida
“Quem passa pelo local pode notar que além da calçada, tanto a fachada do prédio quanto o canteiro em frente ao mesmo também estão em péssimas condições de conservação e manutenção”, afirma moradora que disse já ter caído nesta calçada, após tropeçar na rachadura enquanto se dirigia ao mercado que fica em frente ao Centro Comunitário.
Nota-se também que as caixas de coleta da água das chuvas vindas das calhas, além de estarem entupidas por folhagens e lixo, estão sem as tampas, ficando expostas, acumulando água, o que contibuiu com a proliferação do mosquito da dengue e e aumenta o risco de acidentes.
Outro grande problema é o acumulo de lixo no local, que ao que tudo indica é jogado por pessoas em situação de rua, que usam este espaço para urinar e defecar durante à noite, deixando o ambiente com mal cheiro, e um verdadeiro ninho de ratos e baratas, vetores causadores de diversar doenças. E como se não bastasse, ainda ateiam fogo no lixo acumulado, danificando ainda mais a parede do prédio.
Mas os problemas não param por aí!
Quem entra no local, nota imediatamente o total estado de abandono que se encontra este importante prédio.
Moradores do bairro afirmam que o Centro Comunitário passou por uma reforma há poucos anos, promovida com os recursos de emenda parlamentar no valor de R$ 100.000,00 (CEM MIL REAIS), destinada no ano de 2018 pelo Vereador Fabio Roxinho, para revitalização do espaço, com intervenções, na parte interna e externa, mas que desde então vem se deteriorando, pela falta zeladoria, manutenção e conservação.
Desde quando deixou de ser a sede da Sociedade de Melhoramentos do Bairro, lideranças do Jd Nova República, afirmam que inúmeras soluções para a utilização do prédio já foram apresentadas, algumas até implementadas, mas por curto espaço de tempo, sendo logo descontinuadas.
E até a presente data, a comunidade segue com esta grande dúvida: “Qual será o destino deste que é um importante patrimônio da comunidade e quanto tempo ainda irá levar até que esta situação se resolva em definitivo?“
Leia também:
Isaac Lima
13 de Mar 2024 - 12h22
Realmente é triste ver nosso bairro e o famoso MERCADÃO abandonado. Olhando o local me traz nostalgia e lembranças de quando era criança neste local, como algumas pessoas que foram veladas no local, ou algum evento importante para o bairro.