Previsão do tempo
max. 23 | min. 19
Chuva
Cotação
Dolar R$ 5,17
Euro R$ 5,62

Previsão do tempo

max. 23 °C

min. 19 °C

Chuva

Moradores da Vila Esperança percorrem 3 (três) UBS´s para ter atendimento completo

Cidadão marca consulta em uma unidade, é atendido em outra e a medicação retira numa terceira.


Dia 14/03 (ontem), o vereador Alessandro Oliveira (PL) foi constatar um fato inusitado que está ocorrendo com a saúde de Cubatão: moradores da Vila Esperança precisam passar em 3 (três) UBS para ter o atendimento completo.

Cidadão marca consulta em uma unidade, é atendido em outra e a medicação retira numa terceira, sem contar o retorno.

O vereador esteve na Unidade Básica de Saúde – Vila Caic, a qual está localizada à Rua São Francisco de Assis s/n, na Vila Esperança, para averiguar como o procedimento está sendo efetuado, após a unidade do Morro do índio ter sido desativada e os funcionários serem redirecionados. Não bastasse fazer as pessoas se locomoverem mais de 2,5 km, ainda tem que ir em mais duas (2) outras unidades.

Está funcionando assim: Aqueles que eram atendidos pela unidade do Morro do Índio se deslocam até a unidade Vila Caic (2,5km de distância), que marca a consulta para a pessoa ser atendida na unidade da Vila Natal (mais 270 metros). Depois retorna à unidade da Vila Caic para marcar os exames (mais 270 metros), e caso o médico receite algum medicamento, tem que se ir para unidade do Mário Covas para retirar a medicação, deslocando-se mais 550 metros. Uma maratona.

  • UBS Morro Índio (desativada): Av. Principal/Rodovia Padre Manoel da Nóbrega, 4036 – Vila Esperança
  • UBS Vila Esperança: R. São Francisco de Assis, s/nº – Vila Natal
  • UBS Vila Natal: R. dos Cravos, 331 – Vila Natal
  • UBS Mario Covas – R. das Palmas, s/nº – Vila Natal

“Há algum tempo, denunciamos as precárias e totalmente catastróficas condições de infraestrutura da UBS do Morro do Índio. Uma unidade que oferecia riscos à vida dos usuários e servidores do local. Após a denuncia, a administração disse que iria resolver a situação o mais rápido possível.”

Em setembro de 2022 o vereador esteve na UBS-Morro do Índio para mostrar as condições da unidade e desde então, os moradores dos arredores precisam se locomover mais de 3 kilômetros, nesse vai-e-vem, para conseguir ser atendido. O edil disse a essa redação que irá representar ao Ministério Público, reforçando sua denuncia feita em 2022.

Unidade antes de ser desativada

Compartilhar

Comentários

Kamilla

15 de Mai 2023 - 23h51

https://todosporcubatao.com

Deixe seu comentário

Notícias relacionadas

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Desenvolvido com ❤️ e ☕ por Julimar Jr.