Previsão do tempo
max. 27 | min. 20
Tempo limpo
Cotação
Dolar R$ 5,37
Euro R$ 5,73

Previsão do tempo

max. 27 °C

min. 20 °C

Tempo limpo

Novo RG começa a ser emitido

O documento de identidade como conhecemos hoje está com os dias contados. Saiba o que irá mudar!


Apesar de ser chamado de NOVO RG, o documento na verdade não terá mais impresso o número do Registro Geral (RG) que todos temos hoje em nossa carteira de identidade.

Isso porque a nova CARTEIRA DE IDENTIDADE NACIONAL (CIN), adotará a inscrição no CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) como registro geral, válido para todo o Brasil.

A emissão do novo documento inicia-se no estado do Rio Grande do Sul. Isso porque segundo o Ministério da Justiça, neste estado foram necessários fazer apenas poucos ajustes, como a integração com a Polícia Federal e Tribunal Superior Eleitoral. Mas segundo o cronograma do próprio ministério, a partir de agosto, o documento também será emitido nos estados do: Paraná, Acre, Minas, Goiás e Distrito Federal.

COMO SERÁ O RG?
Nos formatos impresso e digital, segundo o Governo Federal informou, a versão impressa contará com mais dispositivos de segurança para evitar fraudes, sendo produzido em papel moeda com marcas d’água na imagem do Brasão da República e do território nacional, além de outros detalhes, que o Ministério da Justiça e Segurança Pública materá em sigilo.
O documento também contará com um QR CODE, que poderá ser lido por dispositivos como um smartphone, permitindo a validação de sua autenticidade, além de informar se o documento foi extraviado ou furtado.

imagem: web/reprodução

QUANTO CUSTA EMITIR O NOVO RG?
A substituição do atual RG para o NOVO MODELO será GRATUITA.

JÁ POSSO EMITIR O MEU NOVO RG?

Por enquanto não há uma previsão de quando o serviço estará disponível no estado de São Paulo, mas segundo o cronograma do Ministério da Justiça, até março de 2023 todas as demais federações estarão aptas para emitir o novo documento.

ATÉ QUANDO TEREI QUE FAZER A SUBSTITUIÇÃO?
Apesar de a partir de março de 2023 todos os estados brasileiros já estarem emitindo o NOVO RG, você não precisará correr para trocar o seu documento velho pelo novo modelo. Pois o atual permanecerá válido até 28 de Fevereiro de 2032. Mas a dica é: NÃO DEIXE PARA ÚLTIMA HORA! Logo que estiver funcionando o serviço de renovação do RG em sua cidade, programe-se e faça a substituição.

PORQUE O NÚMERO DO NOVO RG SERÁ O MEU CPF?
Segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública, esta mudança visa a intregração de todo os sistemas de identificação de pessoas do país, para além de aprimorar esta base nacional de dados, melhorar a prestação dos serviços públicos que dependem dessas informações, aperfeiçoar a fiscalização tanto da Receita Federal, Tribunal Superior Eleitoral, e demais órgão federais, aumentando a segurança destas informações e o combate às fraudes.

O NOVO RG TERÁ VALIDADE?
Sim!
O NOVO REGISTRO GERAL terá os seguintes prazos de validade:
De 0 a 12 anos de idade = Validade de 5 anos
De 12 a 60 anos de idade = Validade de 10 anos
A partir de 60 anos de idade = Validade indeterminada

COMO E ONDE SOLICITAR O NOVO RG?
O Governo Federal informou que a emissão do documento continuará sendo realizada pelos órgãos estaduais, como as Secretarias de Segurança Pública. E o prazo de adequação de todas as unidades do país para que adotem os novos padrões de emissão da CARTEIRA DE IDENTIDADE NACIONAL (CIN), é março de 2023.

O NOVO RG SERÁ VÁLIDO EM OUTROS PAÍSES?
Sim!
A nova versão do RG também servirá como documento de viagem, devido à inclusão do CÓDIGO MRZ, um código de padrão internacional utilizado em passaportes. Porém, até o momento, o Brasil só tem acordos para uso do documento nos países do Mercosul, sendo o uso do passaporte, obrigatório nos demais países.

Novo RG / Vídeo CNN Brasil / Reprodução






Compartilhar

Comentários

Тегн акаунт жасау

15 de Mar 2023 - 19h13

Your point of view caught my eye and was very interesting. Thanks. I have a question for you. https://accounts.binance.com/kz/register-person?ref=RQUR4BEO

rafaelbarrosribeiro

16 de Nov 2022 - 14h42

eu moro aqui em cubatao e eu queria saber quando essa nova identidade vai ser emitida por gentileza porque em santos nao esta tirando indentidade

Deixe seu comentário

Notícias relacionadas

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Desenvolvido com ❤️ e ☕ por Julimar Jr.