Um grupo de trabalhadores do Transporte Alternativo de Cubatão, realizaram nesta manhã um protesto em frente ao Paço Municipal, em um ato pacífico que reivindicava a presença do Prefeito Ademario para solicitar ao mesmo que cumpra sua promessa de campanha, quando da sua reeleição, de lutar, defender e manter o Transporte Alternativo na cidade.
Veículos de Lotação foram estacionados em frente ao Paço e os trabalhadores seguiram em caminhada até o portão de acesso ao estacionamento do Executivo acompanhados de várias lideranças políticas, entre elas os ex-vereadores Dinho Heliodoro e Toninho Vieira. Que falaram à população por meio de uma Live (transmissão ao vivo) nas redes sociais pedindo aos munícipes que apoiem esta luta e participem do abaixo assinado criado para apoiar a permanência do Transporte Alternativo de Cubatão.
Os manifestantes foram atendidos pelo controlador de acesso da Prefeitura que informou que o prefeito Ademario não se encontrava no local, Dinho Heliodoro então pediu ao mesmo que tentasse contato com assessoria do prefeito e verificasse quando ele chegaria e em qual horário poderia receber uma comissão dos trabalhadores para tratar do assunto. Durante todo o protesto os trabalhadores cobravam um posicionamento do Poder Executivo que segundo eles é o único que pode reverter a situação de extinção do serviço de Lotação da cidade, que já está com data marcada para encerrar suas atividades no município.
Alguns trabalhadores mostraram ainda um documento que receberam comunicando que a partir do dia 01 de maio não deverão mais circular com as vans do transporte alternativo pela cidade.
Nota enviada ao Portal do G1:
“Em nota, a Prefeitura de Cubatão disse que o transporte alternativo será encerrado devido a uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. O TJ deu o prazo de até 30 de abril para encerramento dessas atividades.
A prefeitura disse que esteve em diálogo com os motoristas do transporte alternativo e a empresa que fornece o transporte público municipal ofereceu empregos aos permissionários. Segundo a prefeitura, não se trata de uma decisão política, mas judicial.
A prefeitura ainda falou que a abertura de licitação não garante que todos os motoristas do transporte alternativo retornem às atividades, visto que profissionais habilitados de todo o território nacional podem se inscrever no processo.”
fonte: https://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia
O Abaixo-Assinado em apoio ao Transporte Alternativo de Cubatão, criado pelo munícipe Philipe de Paula, que até o fechamento desta matéria já contava com 1.423 assinaturas, encontra-se disponível para no site abaixo:
Lotações: Batalha continua - Todos por Cubatão
11 de Jun 2021 - 19h57
[…] Permissionários do Transporte Alternativo de Cubatão, realizam protesto em Frente à Prefeitura! Novos Ônibus em Cubatão LOTAÇÕES COM DIAS CONTADOS? […]