A promoção da saúde tem como objetivo educar as pessoas para que elas façam escolhas saudáveis em suas vidas, já a prevenção se concentra em esforços para reduzir o desenvolvimento e a gravidade de doenças.
Alguns são os programas de promoção da saúde e prevenção de doenças que se concentram em manter as pessoas saudáveis. Muito utilizado principalmente em comunidades, os programas de promoção da saúde têm como objetivo envolver e capacitar indivíduos nessas comunidades a escolher comportamentos saudáveis e fazer mudanças que reduzam o risco de desenvolver doenças crônicas e outras morbidades, fornecendo melhor qualidade de vida e descentralizando os serviços de saúde e minimizando os custos da saúde pública.
Definido pela Organização Mundial da Saúde, promoção da saúde:
“Permite que as pessoas aumentem o controle sobre sua própria saúde. Ela cobre uma ampla gama de intervenções sociais e ambientais que são projetadas para beneficiar e proteger a saúde e a qualidade de vida de cada pessoa, abordando e prevenindo as causas profundas da doença, não apenas focando no tratamento e na cura.”
É possível definir a diferença entre promoção e prevenção da saúde da seguinte forma: a prevenção de doenças se concentra em esforços específicos que visam reduzir o desenvolvimento e a gravidade de doenças crônicas e outras morbidades.
Bem-estar está relacionado à promoção da saúde e prevenção de doenças. O bem-estar é descrito como as atitudes e decisões ativas tomadas por um indivíduo que contribuem para comportamentos e resultados positivos de saúde.
Os programas de promoção da saúde e prevenção de doenças frequentemente abordam os determinantes sociais da saúde, que influenciam os comportamentos de risco modificáveis.
Os determinantes sociais da saúde são as condições econômicas, sociais, culturais e políticas em que as pessoas nascem, crescem e vivem que afetam o estado de saúde.
Os comportamentos de risco modificáveis incluem, por exemplo, uso de tabaco, hábitos alimentares inadequados e falta de atividade física, que contribuem para o desenvolvimento de doenças crônicas.
As atividades típicas de promoção da saúde, prevenção de doenças e programas de bem-estar incluem: Comunicação, Educação, Política, sistemas e meio ambiente.