Previsão do tempo
max. 29 | min. 25
Chuvas esparsas
Cotação
Dolar R$ 4,99
Euro R$ 5,35

Previsão do tempo

max. 29 °C

min. 25 °C

Chuvas esparsas

Já parou para pensar como seu pulmão trabalha?

Entenda como funciona o seu pulmão


Os pulmões são dois órgãos esponjosos, o direito é dividido em três partes, conhecidas como lobos e o esquerdo possui outros dois lobos.

O pulmão esquerdo é menor, porque o coração está localizado desse lado do corpo. O ato da respiração, faz o ar entra pela boca ou nariz e chega até os pulmões através da traqueia. A traqueia se divide em dois brônquios principais, que por sua vez se subdividem em ramos menores denominados bronquíolos e no final deles existem pequenos sacos de ar denominados alvéolos.

Grande quantidade de vasos sanguíneos minúsculos passam pelos alvéolos, absorvendo o oxigênio do ar inalado para a corrente sanguínea e liberam o dióxido de carbono do corpo para dentro dos alvéolos, desta maneira o dióxido de carbono que é uma substância tóxica para o organismo, é retirado do corpo no momento da expiração. Captar oxigênio e livrar-se do dióxido de carbono, são as principais funções dos pulmões.

Já o coração é  como uma bomba dupla, com dois ciclos distintos: a circulação pulmonar e a circulação sistêmica.

Na circulação pulmonar, o coração bombeia o sangue desoxigenado do átrio direito para o ventrículo direito e, em seguida, através da artéria pulmonar para os pulmões. Nos pulmões, o sangue se oxigena, liberando dióxido de carbono e captando oxigênio. O sangue oxigenado retorna ao coração através das veias pulmonares, que desembocam no átrio esquerdo.

Na circulação sistêmica, o coração bombeia o sangue oxigenado do átrio esquerdo para o ventrículo esquerdo e, em seguida, através da aorta para todas as partes do corpo, incluindo órgãos, tecidos e células. Resumindo, a função do coração é bombear e distribuir sangue oxigenado e receber sangue desoxigenado garantindo a manutenção das funções vitais do corpo.

LEIA TAMBÉM


Compartilhar

Comentários

Entenda o que é Polineuropatia - TPC Notícias

19 de Nov 2023 - 18h02

[…] Já parou para pensar como seu pulmão trabalha? […]

Deixe seu comentário

Notícias relacionadas

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Desenvolvido com ❤️ e ☕ por Julimar Jr.