A qualidade do sono é um fator de extrema importância para a saúde funcional de um indivíduo.
Dormir mal durante uma ou várias noites representa uma perda no bem-estar que se reflete no mau desempenho nos estudos e no trabalho e prejudica o relacionamento com as pessoas. A obesidade é uma das razões para a queda da qualidade do sono. No dia seguinte a uma noite mal dormida, o indivíduo acorda com sonolência, olheiras e alterações no humor.
O problema vai ainda mais além: a combinação de problemas no sono com a obesidade pode formar um ciclo vicioso. Sabemos através de alguns estudos que um menor número de horas dormidas aumenta a expressão do hormônio grelina, que nos faz ter mais fome, e reduz a expressão do hormônio leptina, que nos faz sentir menos fome, sendo assim, nosso organismo entra em uma descompensação, além da pessoa sentir mais fome, a escolha dos alimentos recai em doces, biscoitos e lanches com mais calorias, pior ainda para aquelas pessoas quem ficam mais tempo acordados e acabam comendo mais, causando um tremendo desajuste no relógio biológico do corpo, prejudicando o sono e modificando o controle da ingestão de alimentos.
Uma das formas de tentar reverter esse quadro seria, então, regular o seu sono, tendo em mente que em média o número de horas ideal para o sono diário, para reparar as energias gastas seria, para o indivíduo adulto, entre 6 e 8 horas. Contudo, ainda não existe um acordo de quantas horas cada indivíduo precisa de sono por dia, pois existem diversas variáveis dos organismos humanos, que são peculiaridades pessoais.
LEIA TAMBÉM
Dores no corpo: doença ou reflexo de maus hábitos? - Todos por Cubatão
07 de Jun 2023 - 16h47
[…] Qualidade do Sono […]Rafaella
19 de Mar 2023 - 07h21
Acabei de ler alguns artigos sobre esse assunto. No entanto esse achei muito interessante. Lucky Patcher APK