Previsão do tempo
max. 29 | min. 21
Tempo limpo
Cotação
Dolar R$ 5,42
Euro R$ 5,82

Previsão do tempo

max. 29 °C

min. 21 °C

Tempo limpo

Respire fundo

Executamos por volta de 7,7 milhões de respirações por ano, isso comprova o quanto a respiração é importante para nossas vidas.


Falar da respiração é algo cada vez mais comum e evidente, afinal estamos vivendo dias de uma pandemia que nos faz ficar “sem ar”. Sabemos que todos os seres vivos necessitam da respiração para sobreviver cada um com seu mecanismo, sendo que também é a primeira coisa que fazemos ao nascer. Além disso, também fazemos isso durante toda a nossa existência, dia e noite, sem ao menos percebemos, ou seja, respirar é algo inerente à vida.

Imagem / Web / Divulgação

Por dia executamos em média cerca de 650 mil respirações. Sendo ao todo por volta de 7,7 milhões por ano, isso comprova o quanto a respiração é importante para nossas vidas. Pois bem, todos os seres vivos precisam de energia para viver. Desta forma essa energia é obtida através dos alimentos. Porém para que o nosso organismo consiga processar essa energia todos os órgão precisam funcionar perfeitamente. Então, é ai que entra a respiração!

Inicialmente, nosso sistema respiratório é formado pelos seguintes órgãos: nariz, faringe, laringe, traqueia, brônquios e pulmões. Com isso, durante a respiração ocorrem dois tipos de movimento, a inspiração e a expiração.  Assim na respiração o ar penetra o nosso nariz e chega aos nossos pulmões, bem como na expiração o ar que estava nos pulmões é eliminado para o ambiente externo, através da boca.

Imagem / Web / Divulgação

Imagem / Web / Divulgação

Desta forma as cavidades nasais são a porta de entrada do ar em nosso organismo. Por isso elas são revestidas pela mucosa nasal, além de um conjunto de pelos, que atuam como um filtro do ar, com isso a mucosa juntamente com os pelos produzem uma secreção viscosa chamada muco, por isso é aconselhável sempre respirar pelo nariz isso faz com que o ar chegue a melhores condições aos nossos pulmões, pois os pelos e o muco atuam como uma espécie de filtro natura, aquecendo e umidificando pelo nosso nariz.

De forma mais leiga, para que todos possam entender nós inspiramos oxigênio, o principal gás para que haja vida. Além disso, ao chegar aos pulmões o oxigênio é absorvido pelas células, que também juntamente com a glicose agem como combustível para o corpo, gerando energia. Posteriormente nós expiramos, e eliminamos gás carbônico para a atmosfera. Portanto esse fenômeno ocorre o tempo inteiro no interior de cada uma das nossas células.

Imagem / Web / Divulgação

Compartilhar

Comentários

Gana hasta $100 en premios de bienvenida en gate.io

12 de Jun 2023 - 02h30

Reading your article has greatly helped me, and I agree with you. But I still have some questions. Can you help me? I will pay attention to your answer. thank you.

Buksan ang Binance Account

18 de Mar 2023 - 22h27

Can you be more specific about the content of your article? After reading it, I still have some doubts. Hope you can help me.

Deixe seu comentário

Notícias relacionadas

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Desenvolvido com ❤️ e ☕ por Julimar Jr.