Previsão do tempo
max. 30 | min. 23
Chuvas esparsas
Cotação
Dolar R$ 4,95
Euro R$ 5,35

Previsão do tempo

max. 30 °C

min. 23 °C

Chuvas esparsas

Saiba o que é Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica

O cigarro é responsável pela imensa maioria dos casos.


Doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) na verdade constitui um grupo de doenças respiratórias intimamente relacionadas ao tabagismo. DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica) é um espectro de doenças que inclui a bronquite crônica (estreitamento das vias aéreas e paralisação da atividade dos cílios) e o enfisema (danos irreversíveis nos alvéolos).

O cigarro é responsável pela imensa maioria dos casos.

A constante exposição a elementos irritantes, como poeira, poluentes do ar e vapores químicos, também pode contribuir para o aparecimento da doença.

Imagem: http://iarafiks.com.br/2019/04/23/doenca-pulmonar-obstrutiva-cronica/

A DPOC é uma doença insidiosa de instalação lenta. Geralmente, o primeiro sintoma é uma discreta falta de ar (dispneia) associada a esforços como subir escadas, andar depressa ou praticar atividades esportivas. Com o passar do tempo, a falta de ar vai se tornando mais intensa e é provocada por esforços cada vez menores. Nas fases mais avançadas, a falta de ar se manifesta mesmo com o doente em repouso e agrava-se muito diante das atividades mais corriqueiras.

Tosse produtiva e encurtamento da respiração são sintomas que também podem estar presentes nos quadros de doenças pulmonares obstrutivas. Diversos estudos demonstraram que, nos casos mais graves, o único tratamento capaz de aumentar a sobrevida dos portadores da doença é a oxigenioterapia auxiliado com técnicas de fisioterapia cardiorrespiratória isso faz aumentar a resistência aos esforços, complacência pulmonar, permitindo o paciente uma melhora funcional e consequentemente  mais a qualidade de vida.

LEIA TAMBÉM


Compartilhar

Comentários

Já parou para pensar como seu pulmão trabalha? - TPC Notícias

19 de Nov 2023 - 13h17

[…] Saiba o que é Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica […]

Nair A Simões

12 de Jan 2023 - 20h49

Eu fui diadinosticada com doença pulmonar obstrutiva em grau leve pós COVID não tive a síndrome p menos nós testes não sou fumante fui passivamente por alguns anos m agora nem nas m plantinhas poço mecher que me dá crises alérgicas tenho rinite sinusite crônica e insuficiência cardíaca leve Aerolin faço uso de bombinha Clinil e

Deixe seu comentário

Notícias relacionadas

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Desenvolvido com ❤️ e ☕ por Julimar Jr.