Desde Agosto de 2020, já existe disponível o RG DIGITAL SP gratuitamente para qualquer pessoa que baixar o aplicativo no celular. O documento digital é válido em todo o território nacional, inclusive em abordagens policiais, e a tecnologia empregada garantem a segurança em caso de extravio ou troca do aparelho.
O RG DIGITAL é a versão digital da nova cédula de identidade ou o antigo RG (Registro Geral). Entretanto, apenas quem tirou o RG a partir do dia 14 de fevereiro de 2014 consegue emitir no celular, porque o sistema pede para ler o QRCode que fica no verso da cédula. Para instalar, entre na loja de aplicativos do seu celular (PlayStore ou Apple Store).
Não confunda o RG DIGITAL com a digitalização da sua identidade por meio de foto ou scanner. A imagem da sua identidade no celular não tem validade. A que vale é o RG DIGITAL emitido pelo sistema da Polícia Civil do Estado de São Paulo.
Para emitir um RG no seu celular, basta instalar o aplicativo, usar sua câmera para ler o QRCode, que está no verso do seu documento e seguir os passos que o aplicativo pedir.
Em casos de extravio do celular não se assuste. Instale o aplicativo RG DIGITAL em seu novo celular e emita novamente seu RG Digital. Este procedimento apagará a credencial de seu antigo celular. Desta forma, em casos de troca do aparelho (quebra, perda, furto, roubo, etc.), basta baixar o aplicativo e repetir a rotina.
Válido em todo o território nacional, conforme Lei Federal 7.116/83 e Decreto Federal n 9.278/2018, bem como da Portaria Dipol-109, de 10-08-2020, o RG DIGITAL substitui o RG físico. É um documento oficial emitido pelo IIRGD e deve ser aceito em substituição ao RG físico, desde que sua validade esteja atualizada pelo sistema.
A emissão física também continua. Procure o poupa tempo mais próximo e solicite normalmente.
Se o aplicativo RG DIGITAL SP for desinstalado, você também remove o documento que está nele. Porém, o RG DIGITAL pode ser instalado novamente após instalação do aplicativo.
ATENÇÃO: Pode ocorrer bloqueios se repetir o processo de recuperação do RG Digital em vários aparelhos. O sistema pode identificar padrões de uso fora do normal para evitar fraudes. Apesar disso, a troca de telefone celular está prevista dentro da normalidade.
Além do seu próprio RG DIGITAL, os pais ou responsáveis poderão carregar eletronicamente os RG DIGITAIS dos filhos. Observe se a foto no RG do seu filho(a) está muito diferente do rosto atual, pois isso pode impactar no processo de reconhecimento facial.
Em casos de viagem para o exterior com a cédula de identidade física, e perder o documento na viagem, poderá, também, utilizar o RG DIGITAL. Uma vez extraviado, furtado ou roubado o documento físico, o RG DIGITAL perdurará por 90 dias, prazo suficiente para o retorno ao País e retirada de 2a via do documento.
Jonas Soares terra
01 de Jul 2021 - 16h14
Facilita mais e é eficaz