Previsão do tempo
max. 29 | min. 25
Chuvas esparsas
Cotação
Dolar R$ 4,99
Euro R$ 5,40

Previsão do tempo

max. 29 °C

min. 25 °C

Chuvas esparsas

Seu RG no celular

O RG DIGITAL tem a mesma validade da cédula em papel.


Desde Agosto de 2020, já existe disponível o RG DIGITAL SP gratuitamente para qualquer pessoa que baixar o aplicativo no celular. O documento digital é válido em todo o território nacional, inclusive em abordagens policiais, e a tecnologia empregada garantem a segurança em caso de extravio ou troca do aparelho.

O RG DIGITAL é a versão digital da nova cédula de identidade ou o antigo RG (Registro Geral). Entretanto, apenas quem tirou o RG a partir do dia 14 de fevereiro de 2014 consegue emitir no celular, porque o sistema pede para ler o QRCode que fica no verso da cédula. Para instalar, entre na loja de aplicativos do seu celular (PlayStore ou Apple Store).

Não confunda o RG DIGITAL com a digitalização da sua identidade por meio de foto ou scanner. A imagem da sua identidade no celular não tem validade. A que vale é o RG DIGITAL emitido pelo sistema da Polícia Civil do Estado de São Paulo.

Para emitir um RG no seu celular, basta instalar o aplicativo, usar sua câmera para ler o QRCode, que está no verso do seu documento e seguir os passos que o aplicativo pedir.

Em casos de extravio do celular não se assuste. Instale o aplicativo RG DIGITAL em seu novo celular e emita novamente seu RG Digital. Este procedimento apagará a credencial de seu antigo celular. Desta forma, em casos de troca do aparelho (quebra, perda, furto, roubo, etc.), basta baixar o aplicativo e repetir a rotina.

Versão impressa do RG Digital

Válido em todo o território nacional, conforme Lei Federal 7.116/83 e Decreto Federal n 9.278/2018, bem como da Portaria Dipol-109, de 10-08-2020, o RG DIGITAL substitui o RG físico. É um documento oficial emitido pelo IIRGD e deve ser aceito em substituição ao RG físico, desde que sua validade esteja atualizada pelo sistema.

A emissão física também continua. Procure o poupa tempo mais próximo e solicite normalmente.

Se o aplicativo RG DIGITAL SP for desinstalado, você também remove o documento que está nele. Porém, o RG DIGITAL pode ser instalado novamente após instalação do aplicativo.

ATENÇÃO: Pode ocorrer bloqueios se repetir o processo de recuperação do RG Digital em vários aparelhos. O sistema pode identificar padrões de uso fora do normal para evitar fraudes. Apesar disso, a troca de telefone celular está prevista dentro da normalidade.

Além do seu próprio RG DIGITAL, os pais ou responsáveis poderão carregar eletronicamente os RG DIGITAIS dos filhos. Observe se a foto no RG do seu filho(a) está muito diferente do rosto atual, pois isso pode impactar no processo de reconhecimento facial.

Em casos de viagem para o exterior com a cédula de identidade física, e perder o documento na viagem, poderá, também, utilizar o RG DIGITAL. Uma vez extraviado, furtado ou roubado o documento físico, o RG DIGITAL perdurará por 90 dias, prazo suficiente para o retorno ao País e retirada de 2a via do documento.


Compartilhar

Comentários

Jonas Soares terra

01 de Jul 2021 - 16h14

Facilita mais e é eficaz

Deixe seu comentário

Notícias relacionadas

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Desenvolvido com ❤️ e ☕ por Julimar Jr.