Previsão do tempo
max. 25 | min. 19
Chuvas esparsas
Cotação
Dolar R$ 5,59
Euro R$ 6,04

Previsão do tempo

max. 25 °C

min. 19 °C

Chuvas esparsas

Trombose pulmonar: Fique atento aos sinais!

Situação que vem trazendo preocupação no pós COVID19.


Uma outra situação que vem trazendo preocupação no pós COVID19, são alguns casos de trombose pulmonar, segundo os resultados de vários estudos realizados, a infecção por COVID-19 parece aumentar o risco de formação de coágulos o que, consequentemente, pode provocar o aparecimento de complicações graves como trombose pulmonar ou trombose venosa.

São conhecidas como tromboembolismo pulmonar e acontece quando um coágulo (trombo) entope um vaso do pulmão, impedindo a passagem de sangue e causando a morte progressiva da parte afetada, resultando em sintomas como dor ao respirar e intensa falta de ar.

Devido à dificuldade em respirar e às lesões no pulmão, a quantidade de oxigênio no sangue diminui e os órgãos de todo o corpo podem ser afetados, especialmente quando existem vários coágulos ou quando a trombose dura por muito tempo, causando a embolia maciça ou infarto pulmonar.

O sintoma mais comum de trombose pulmonar é a intensa sensação de falta de ar, que pode surgir de repente ou ir agravando ao longo do tempo, conforme o tamanho da área de pulmão afetada. Existem ainda, outros sintomas como por exemplo, dor intensa no peito, respiração rápida, tosse com sangue, pele azulada, especialmente nos dedos e lábios, palpitações, vertigens.

A intensidade dos sintomas pode variar de acordo com o tamanho do coágulo e com a duração da trombose. Sempre que existir falta de ar, dor intensa no peito ou tosse com sangue é sempre muito importante ir ao hospital, para identificar a causa e iniciar o tratamento, já que esses são sintomas que geralmente estão associados a problemas mais sérios.

A trombose pulmonar geralmente é causada por um coágulo de sangue, ou trombo, que se desloca de outra parte do corpo até o pulmão, ficando preso e impedindo a passagem do sangue para uma parte do pulmão. Existem alguns fatores que aumentam o risco de ter coágulos e desenvolver este problema, podem ser eles um paciente com histórico de trombose venosa profunda ou um familiar com trombose pulmonar, fraturas em membros inferiores e quadril, problemas de coagulação, histórico de infarto, AVC/AVE, obesidade, alcoolismo, fumantes e sedentarismo.

Em casos mais raro também pode ser provocado por outras causas, como bolhas de ar, no caso de pneumotórax, ou na presença de fragmentos capazes de obstruir um vaso sanguíneo, como gotículas de gordura, por exemplo.

Dr. Luiz Felipe Da Guarda – FISIOTERAPEUTA – CREFITO3: 88169-F

 PRESIDENTE COMISSÃO DA SAÚDE LIONS CLUBE MOGI DAS CRUZES


Compartilhar

Comentários

crea un account binance

25 de Mai 2024 - 21h40

Can you be more specific about the content of your article? After reading it, I still have some doubts. Hope you can help me.

binance bonus za registráciu

22 de Dez 2023 - 13h01

Can you be more specific about the content of your article? After reading it, I still have some doubts. Hope you can help me. https://www.binance.com/sk/register?ref=V2H9AFPY

Fibromialgia, 90% dos casos são mulheres entre 35 e 50 anos - Todos por Cubatão

23 de Mai 2022 - 15h10

[…] Trombose pulmonar: Fique atento aos sinais! […]

Deixe seu comentário

Notícias relacionadas

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Desenvolvido com ❤️ e ☕ por Julimar Jr.