Tudo é movimento no nosso corpo e tudo tem sua função específica, por isso, saúde funcional é vida. Atenção ao funcionamento interno do corpo, as vísceras, o conhecido movimento peristáltico ocorrem como consequência da contração dos músculos lisos que constituem os órgãos do tubo digestório. Esses movimentos, chamados normalmente apenas de peristaltismo, são essenciais para o processo digestivo, uma vez que garantem a movimentação dos alimentos ao longo do sistema digestório. Esse movimento é tão eficiente que garante o sentido do alimento mesmo que fiquemos de cabeça para baixo.
Os movimentos peristálticos são movimentos involuntários rítmicos que ocorrem graças a comandos do nosso sistema nervoso, mais precisamente o sistema nervoso autônomo.
Essa porção do sistema nervoso é responsável por comandar as ações internas do nosso corpo, tais como o ritmo cardíaco e a secreção de algumas glândulas, além, é claro, do controle da musculatura lisa. Na boca, o alimento é mastigado e misturado à saliva, passando a ser chamado de bolo alimentar. Esse bolo é empurrado pela língua em direção à faringe para que, posteriormente, chegue ao esôfago. Nesse último órgão, os movimentos peristálticos levam o alimento até o estômago. No estômago, movimentos peristálticos também estão presentes e garantem que o bolo alimentar se misture com o suco gástrico. A mistura formada deixa de ser chamada de bolo alimentar e passa a ser chamada de quimo.
No intestino delgado, os movimentos peristálticos garantem, homogenização com enzimas digestivas, secreções e a bile, processo em que o quimo se transforma em quilo. A movimentação da massa alimentar ocorre por peristaltismo lento e limitado e também longos e rápidos. No intestino grosso, mais precisamente no cólon, ocorrem movimentos peristálticos, entretanto, esses recebem o nome de movimentos de massa. Esses movimentos garantem a preparação para o processo de defecação.
Реферальный бонус на binance
21 de Jul 2024 - 11h54
I don't think the title of your article matches the content lol. Just kidding, mainly because I had some doubts after reading the article.