Previsão do tempo
max. 29 | min. 25
Chuvas esparsas
Cotação
Dolar R$ 4,99
Euro R$ 5,40

Previsão do tempo

max. 29 °C

min. 25 °C

Chuvas esparsas

VAGA DE UTI É UM DIREITO SEU

Pare de depender de político pra conseguir sua vaga !


Saiba como agir em caso que tenha a vaga na UTI (Unidades de Terapia Intensiva) recusada e precisa ser informado para conseguir o seu direito à saúde.

Profissionais da saúde, do Direito e toda a população que detém desse conhecimento tem o importante papel de informar.

A falta de leitos disponíveis em UTI (Unidades de Terapia Intensiva) ou de enfermaria é uma realidade, ainda mais com  o aumento expressivo no número de internações por COVID-19. 

A saúde é direito de todos. É dever do Estado  oferecer um serviço público de saúde digno. Esse direito está previsto na nossa Constituição Federal e precisa ser respeitado, senão vejamos:

O artigo 196 da Constituição da República de 1988 assegura que:

“A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.”

O QUE FAZER QUANDO O PACIENTE NÃO CONSEGUE UM LEITO NA REDE PÚBLICA DE SAÚDE? QUAL ÓRGÃO O CIDADÃO DEVE RECORRER?

A família do paciente deve acionar a Defensoria Pública, Ministério Público ou um advogado particular para garantir o acesso ao leito de UTI, baseado no direito à saúde garantido na nossa Constituição Federal.  

Caso não exista vaga naquele hospital público, o Estado deve arcar com as despesas da internação do paciente na UTI de alguma unidade particular de atendimento. A partir do momento que o paciente tem a oportunidade de ter o acesso ao tratamento que precisa, as chances dele sobreviver são maiores.

Não existindo vagas em ambas as redes da cidade, pública e particular, o paciente deve ser transferido para o município ou estado mais próximo com disponibilidade de leitos.

O CIDADÃO DEVE ACIONAR A DEFENSORIA PÚBLICA OU MINISTÉRIO PÚBLICO APENAS PARA GARANTIR VAGA EM LEITO DE UTI? 

Não. É para todo cidadão que tenha a recusa ao direito à saúde, até mesmo para garantia de uma medicação.

QUANTO TEMPO O PACIENTE DEVE ESPERAR POR UM LEITO PARA PROCURAR A JUSTIÇA?

Na verdade não existe um prazo. Ocorre que o Juiz costuma deferir a decisão quando de fato existe uma solicitação pelo médico que demonstre a necessidade de uma vaga na UTI, neste caso, ou abre uma vaga no Hospital, ou Estado custeia o particular.

QUANTO TEMPO LEVA PARA O FIM DO TRÂMITE DA AÇÃO?

Tendo em vista a urgência dos casos envolvendo questões de saúde, as decisões são proferidas em até 72 horas da propositura da ação, podendo inclusive serem decididas no mesmo dia, dependendo de cada caso.



Compartilhar

Comentários

Cryptocurrency Prices

08 de Mai 2023 - 06h55

I have read your article carefully and I agree with you very much. This has provided a great help for my thesis writing, and I will seriously improve it. However, I don't know much about a certain place. Can you help me?

Deixe seu comentário

Notícias relacionadas

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Desenvolvido com ❤️ e ☕ por Julimar Jr.