Previsão do tempo
max. 31 | min. 21
Parcialmente nublado
Cotação
Dolar R$ 5,42
Euro R$ 5,81

Previsão do tempo

max. 31 °C

min. 21 °C

Parcialmente nublado

Vem ai o Cubatão Previdencia

Autarquia irá substituir a Caixa de Previdência e o FUNPREVI


Projeto de Lei Complementar está a caminho e irá criar o CUBATÃO PREVIDÊNCIA – Unidade gestora do regime próprio da previdência social do município de Cubatão e Autarquia Previdenciária.

Está claro que existe a necessidade de ser criada uma entidade dedicada a previdência dos servidores municipais de Cubatão, atendendo apontamentos do TCE (Tribunal de Contas do Estado), tornando a gestão mais transparente.

Mas, críticos alertam:

  • O projeto extingue a Caixa e o Funprevi, absorvendo todo o patrimônio móvel e imóvel, a estrutura, funcionários, recursos financeiros, aplicações, etc.,
  • Lacunas de como irá ficar o fundo de saúde para custear os serviços de assistência oferecidos pela Caixa. Vai ter que começar do zero, conseguir um local para funcionar e contratar novos funcionários.

Outra preocupação é a dívida que a Prefeitura tem, decorrente de empréstimo feito nos anos 90, o dinheiro pertence a Caixa de Previdência ou ao FUNPREVI? Quem vai cobrar?

Tivemos acesso a uma cópia da minuta e verificamos que as funções da Caixa de Previdência acabaram ficando em segundo plano. Está previsto a criação de grupo de trabalhos para discutir os assuntos de assistência médica e, enquanto não concluídos os estudos, a Cubatão Previdência irá manter as atividades.

O objetivo é a substituição da Caixa de Previdência dos Servidores Municipais de Cubatão (criada em 22/10/1965, pela Lei 609) e o FUNPREVI – Fundo de Previdência dos Servidores Municipais de Cubatão, criado com a Lei 2.006 em 02/12/1991.

Juntas, a Caixa e o Funprevi, gerenciam as aposentadorias e pensões, além de prestar serviços de assistência médica, hospitalar, odontológica, psicológica e fonoaudióloga aos mutuários e dependentes, oferecer seguro de vida em grupo e convênio com farmácias da cidade para compra de medicamentos, mediante desconto em folha.

Os serviços atendem cerca de 6.571 beneficiários entre servidores ativos, aposentados e pensionistas.

Importante os interessados participarem da criação desta nova autarquia e se preocupar, principalmente, com a questão da gestão dos recursos, para que o dinheiro do fundo não seja prejudicado com investimentos inseguros, gerando prejuízos aos mutuários.


Compartilhar

Comentários

binance register

24 de Mar 2023 - 04h51

Thanks for shening. I read many of your blog posts, cool, your blog is very good. https://accounts.binance.com/en/register?ref=P9L9FQKY

Prefeitura e Caixa de Previdência divergem sobre empréstimo! - Todos por Cubatão

19 de Jan 2022 - 17h52

[…] Vem ai o Cubatão Previdencia […]

André Lima

03 de Mar 2021 - 11h46

Lisete gomes, O conselho da caixa está se reunindo pra discutir.

lísete gomes

02 de Mar 2021 - 22h13

Como participar

Deixe seu comentário

Notícias relacionadas

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Desenvolvido com ❤️ e ☕ por Julimar Jr.