Previsão do tempo
max. 26 | min. 18
Parcialmente nublado
Cotação
Dolar R$ 5,43
Euro R$ 5,81

Previsão do tempo

max. 26 °C

min. 18 °C

Parcialmente nublado

Câmara derruba 2 vetos do prefeito por unanimidade!

Aqui é o poder. Nada avança no município se não tiver o aval desta casa, afirma vereador.


Após uma votação polêmica no dia 24/08 sobre o projeto que trata dos diretores de escola (LEIA MATÉRIA AQUI), os vereadores Rony do Bar (PSD) e Alessandro Oliveira (PL) tiveram projetos vetados pelo executivo.

Horta comunitária sustentável

Ninguém entendeu nada: São base de apoio e os projetos não são aprovados pelo chefe do executivo?

Mas a câmara DERRUBOU os dois vetos na última sessão do dia 14/09/2021 por UNANIMIDADE!

Os projetos das hortas comunitárias e o da conscientização da menstruação (Pobreza Menstrual) seguem aprovados, integralmente, sem alteração ou supressão de item, após a derrubada dos vetos.

O projeto da POBREZA MENSTRUAL tem como objetivo incentivar que absorventes sejam também distribuídos em ações sociais, já que a maioria dos itens básicos de higiene, acabam sendo entregues sem absorventes.

A integrante do grupo Girl Up Caiçara, Raíssa Duarte, nos disse que:

Nós montamos pessoalmente os PL’s junto com os vereadores que abraçam a causa em cada cidade mas os PL’s têm suas diferenças por conta das leis orgânicas municipais. Em São Vicente, por exemplo, conseguimos que os absorventes viessem junto com as cestas básicas“.

Alessandro Oliveira, em plenário, mandou um recado para as pessoas que comentaram sobre o projeto, sem conhecer a finalidade:

“EMPATIA É O NOME, QUE PRECISA SER PRATICADO”.

A realidade da vulnerabilidade social aponta casos de meninas que deixam de ir pra escola, durante o período menstrual, por falta de absorventes. Por isso o projeto que visa à distribuição nas escolas e espaços públicos se faz muito importante, pois o assunto tem haver com saúde e alto estima de mulheres, meninas e homens trans que não têm acesso a absorventes.

“Volto a dizer. Aqui é o poder. Nada avança no município se não tiver o aval desta casa!”

Raissa ainda complementou que precisamos quebrar o tabu para que o absorvente seja considerado como item de higiene pessoal básico, igual uma pasta de dente, por meio de cartilhas e folhetos elaborados e distribuídos à população, bem como palestras em unidades de saúde e de ensino.

A questão agora é saber se o executivo irá se interessar em dar andamento aos projetos ou, os nobres vereadores terão que destinar emendas impositivas e criar uma maneira dos projetos saírem do papel.

Vereador ainda finalizou:

“Se o problema for dinheiro, aí eu vou dividir com todos aqui, eu já adianto, emenda minha parlamentar, para essa finalidade”.


Compartilhar

Comentários

Emendas impositivas de Cubatão para 2022 - Todos por Cubatão

05 de Jan 2022 - 16h01

[…] Câmara derruba 2 vetos do prefeito por unanimidade! […]

Deixe seu comentário

Notícias relacionadas

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Desenvolvido com ❤️ e ☕ por Julimar Jr.