Previsão do tempo
max. 29 | min. 23
Chuvas esparsas
Cotação
Dolar R$ 4,92
Euro R$ 5,34

Previsão do tempo

max. 29 °C

min. 23 °C

Chuvas esparsas

Cubatão sendo discutida ao vivo no programa Panorama 2024

Fundo de Previdência e Assistência Medica foram o tema do programa de estréia.


Dia 03/04 estreou na Virtual News o Panorama 2024. O programa vai promover debates entre duas personalidades envolvidas com temas específicos sobre a cidade de Cubatão. O primeiro programa teve como tema central a Caixa de Previdência e Assistência Médica dos Servidores Municipais de Cubatão/SP.

Os participantes foram, o Superintendente da Caixa de Previdência, Édson Carlos, e a Presidente da AFUMAPEC – Associação dos Funcionários Públicos Municipais Aposentados e Pensionistas de Cubatão, Élide Cunha, que expuseram suas opiniões sobre como está a situação da entidade e o futuro quando da criação do Cubatão Previdência.

Na sua fala, Édson Carlos disse que assumiu a superintendência da caixa em Outubro de 2022, em meio a uma discussão sobre a utilização do fundo de reserva técnica e com atendimentos da assistência médica em um descontrole enorme. Disse que a falta de ouvidoria, auditoria e uma gestão eficiente faz com que a assistência médica não consiga atender os mutuários em suas mais básicas necessidades.

Explanou ainda que existe um limite de atendimentos mensais que, por falta de um sistema eficiente de controle informatizado, as vezes acaba pagando acima desse teto e, concomitantemente, outras pessoas tendo suas consultas negadas pelo motivo de ter ultrapassado esse limite. É algo difícil de controlar sem um mecanismo informatizado eficiente capaz de garantir uma sustentabilidade aos atendimentos.

A presidente do Afumapec, Élide Cunha, contou o motivo da criação da Associação que se deu em meados de 2015, quando os pagamentos dos aposentados e pensionistas começaram a sofrer incontáveis atrasos. A entidade que existia ainda não regular, teve que se institucionalizar legalmente e aumentar o diálogo em busca de soluções diante das diversas dificuldades.

A Assistência Médica é um grande gargalo porque muitos não entendem a diferença entre um plano de saúde particular e a oferta de assistência médica. A gestão da entidade por muito tempo foi feita pelos próprios mutuários que apenas cuidavam da disponibilização dos serviços, até começarem a encontrar gargalos na administração.

Criticou o fim da lista tríplice para eleição do Superintendente da Caixa e que espera que a criação do Instituto de Previdência, provável Cubatão Previdência, ocorra de maneira que traga transparência e regras mais claras e objetivas ao funcionamento da gestão do Fundo de Previdência.

O formato é um espaço para discutir os principais assuntos da cidade, convidando pessoas diretamente ligadas ao tema da semana, mediado pelo Jornalista Márcio Chaves, e tem um oferecimento do Portal TPC Notícias e a Auto Escola Prisma. Para assistir completo acesse: https://youtu.be/rX6vSkMZ1dY


Compartilhar

Comentários

Vereador debate com Secretário de Turismo no Panorama 2024 - Todos por Cubatão

24 de Abr 2023 - 23h51

[…] Cubatão sendo discutida ao vivo no programa Panorama 2024 […]

Gilvan Guimarães

09 de Abr 2023 - 08h16

Parabéns Márcio pelo programa, a transparência e seriedade com setor público é muito importante.

Deixe seu comentário

Notícias relacionadas

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Desenvolvido com ❤️ e ☕ por Julimar Jr.