Previsão do tempo
max. 23 | min. 15
Tempo limpo
Cotação
Dolar R$ 5,60
Euro R$ 6,09

Previsão do tempo

max. 23 °C

min. 15 °C

Tempo limpo

GELEIA DE PIMENTA

Saiba um pouco mais sobre a pimenta e faça uma deliciosa geleia


Bem-vindos à coluna mais saborosa de Cubatão!

Puxem uma cadeira e fiquem à vontade.

Sabe aquele sabor picante, aquela ardência, aquela sensação de calor que vai se espalhando pelo corpo? Todas essas sensações são causadas pela pimenta. Há quem, como eu, as ame, mas há quem nem sequer possa ouvir falar sobre elas.

Pimenta é o fruto das plantas do gênero Capsicum, da família das Solanáceas, a qual possui uma variedade enorme de tipos e espécies, sendo que no Brasil nos referimos às espécies Capsicum, as mais picantes, (pimentão, que é uma pimenta doce, jalapeño, pimenta-caiena, Dedo-de-moça, cumari, pimenta cambuci, malagueta, Bhut Jolokia, Trinidad Scorpion, Carolina Reaper, dentre outras), como as de Piper (pimenta do reino, pimenta São Tomé, pimenta longa) e Pimenta (Pimenta-da-Jamaica).

Há atualmente cerca de 30 espécies catalogadas de pimentas.

Originárias das Américas, desde o México até a América do Sul, onde surgiram há aproximadamente 7.500 anos a.C., havendo registros de que tenha sido domesticadas, ou seja, passaram a ser cultivadas por volta de 5.200 e 3.400 anos a.C.

Foi levada à Europa por Cristóvão Colombo. A partir de meados do século XVI exploradores espanhóis e portugueses passaram a levá-la para a Ásia e África, quando, então, inicia-se o cultivo em larga escala.

Especificamente quanto à picância e nível de ardência das pimentas, isso se deve essencialmente à substância denominada capsaicina, encontrada no tecido interno e nervuras do fruto das pimentas vermelhas.

A capsaicina é responsável pela aceleração do metabolismo no local, dilatando os vasos capilares e aumentando o fluxo sanguíneo, o que propicia um substancial aumento do fluxo de nutrientes e de oxigênio à área atingida e, além disso, estimula as ramificações nervosas, elevando a capacidade dos sistemas imunológico e anti-inflamatório e melhorando a capacidade de cicatrização e a ação bacteriológica.

Já a piperina, encontrada em grande concentração na pimenta-do-reino, traz menos pungência do que a capsaicina.

Para medir o grau de ardência das pimentas, utiliza-se a Escala de Scoville, desenvolvida pelo farmacêutico Wilbur Scoville que misturou a pimenta pura com uma solução de água com açúcar, levando a alguns provadores que beberam a solução, sendo acrescentado mais água com açúcar até que a pimenta não fosse mais notada. Assim, quanto mais água com açúcar e necessário para diluir uma pimenta, maior o seu grau de ardência. Com o passar dos anos, o método foi aprimorado e foram criadas as unidades de calor Scoville.

Por exemplo, se 1 xícara de pimenta é diluída em 1000 xícaras de água, essa pimenta representa 1000 unidades de Scoville.

A capsaicina pura corresponde a 15 milhões de unidades de Scoville.

Seguindo a escala de Scoville com as pimentas Capsicum atualmente conhecidas, o menos picante é o peperoncino, entre 100 e 500 unidades de Scoville, enquanto a Pepper X, criada pelo produtor Ed Currie, que também criou a Carolina Reaper, atingiu incríveis 3.180.000 unidades de Scoville. Comê-la pura pode ser fatal para um ser humano.

Diante dessa ação vasodilatadora, principalmente das vermelhas, eu costumo consumir um pouco de pimenta para ajudar a descongestionar o nariz entupido. É tiro e queda.

Eu sou um apaixonado por pimentas, e quanto mais ardidas, melhor, não tanto quanto a Pepper X, claro.

E a receita de hoje é uma deliciosa geleia agridoce de pimenta que pode ser usada para acompanhar queijos, torradas, carnes vermelhas e o que mais a sua criatividade criar.

Bom apetite!

GELEIA DE PIMENTA

-10 PIMENTAS VERMELHAS PICADAS SEM SEMENTES (se quiser

-3 DENTES DE ALHO PICADOS

-1 MAÇÃ FUJI, COM CASCA, BATIDA OU RALADA

-1 XÍCARA (CHÁ) DE VINAGRE DE MAÇÃ

-1 XÍCARA (CHÁ) DE ÁGUA

-3 XÍCARAS (CHÁ) DE AÇÚCAR


MODO DE PREPARO

– Colocar a pimenta, o alho, o açúcar, o vinagre e a maçã em uma panela e misturar bem.

– Ligue o fogo, adicione água e deixe ferver até atingir o ponto de geleia. FOGO BAIXO. Vá retirando a espuma que se forma na superfície, porque são impurezas.

– Guardar em vidro limpo e muito bem fechado.

– DICA: não deixar reduzir muito, porque após o resfriamento a geleia endurece.


Notícia atualizada em 14/05/2021 08h07

Compartilhar

Comentários

gate.io türkiye

12 de Mar 2023 - 05h31

At the beginning, I was still puzzled. Since I read your article, I have been very impressed. It has provided a lot of innovative ideas for my thesis related to gate.io. Thank u. But I still have some doubts, can you help me? Thanks.

gate io borsası

06 de Mar 2023 - 19h19

After reading your article, it reminded me of some things about gate io that I studied before. The content is similar to yours, but your thinking is very special, which gave me a different idea. Thank you. But I still have some questions I want to ask you, I will always pay attention. Thanks.

nitroex coin

05 de Mai 2023 - 14h44

Very nice post. I just stumbled upon your blog and wanted to say that I’ve really enjoyed browsing your blog posts. In any case I’ll be subscribing to your feed and I hope you write again soon!

Deixe seu comentário

Notícias relacionadas

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Desenvolvido com ❤️ e ☕ por Julimar Jr.