Previsão do tempo
max. 29 | min. 25
Chuvas esparsas
Cotação
Dolar R$ 4,99
Euro R$ 5,40

Previsão do tempo

max. 29 °C

min. 25 °C

Chuvas esparsas

gov.br

Saiba o que é esta importante plataforma de serviços do Governo Federal e porque você precisa aprender a utilizá-la.


Criado por meio do decreto DECRETO Nº 9.756, DE 11 DE ABRIL DE 2019, este projeto de unificação dos canais digitais do governo federal, nasceu com a intenção de integrar todas as plataformas de serviços oferecidas pelo governo federal.

Desde então, os serviços disponibilizados no Portal gov.br já somam cerca de 4.913 de um total de 205 órgãos, e estes números seguem crescendo.

A principal utilidade da plataforma gov.br, tem sido reunir documentos e integrar vários serviços públicos digitais em um único lugar, facilitando o acesso do usuário para leitura, impressão e compartilhamento destes dados.

imagem: gov.br

Com o advento da Pandemia este processo de digitalização sofreu uma significativa aceleração, principalmente no período de restrições ao atendimento presencial, provocado pelo lockdown.

Mas apesar de existir no Brasil,  mais de 126 milhões de pessoas conectadas (dados do primeiro semestre de 2021), segundo o  IBGE, o que corresponde um pouco mais da metade da população do país, ainda verificamos uma grande dificuldade do cidadão em acessar a plataforma gov.br, sendo um dos principais motivos a qualidade da conexão e a compatibilidade do sistema de seus aparelhos e também as frequentes instabilidades e bugs no sistema, além do fato de muitos brasileiros ainda resistirem em utilizar sistemas online onde tenham que compartilhar dados pessoais, como números de seus documentos e fotos, mas ainda assim, milhões de brasileiros já utilizam os serviços oferecidos pelo sistema gov.br, entre outros.

Como e onde baixar o Aplicativo gov.br?

Para instalar o aplicativo gov.br em seu celular ou tablet (Sistemas Android ou IOS), basta acessar a loja de Aplicativos do seu celular e realizar o download. Em seguida, você deverá abrir o aplicativo e iniciar o seu cadastro inserindo o número do seu CPF, os dados de entrada e concordar com os termos.

imagem: gov.br

IMPORTANTE!
A conta gov.br tem três níveis de segurança: Bronze, para acessar serviços digitais menos sensíveis; Prata, para acessar os serviços que exijam um nível maior de segurança; E Ouro para qualquer serviço digital dentro da plataforma, liberando o usuário de qualquer restrição. Para elevar o nível da sua conta, é necessário realizar o desbloqueio por meio da Biometria Facial, e para isso, você precisa ter feito cadastro biométrico na Justiça Eleitoral ou ter a Carteira Nacional de Trânsito (CNH).

imagem: web/divulgação

Vale ressaltar que a senha cadastrada no Portal gov.br é a mesma para acessar todos os serviços descritos acima, entre outros do governo federal, portanto, após o cadastro lembre-se de anotá-la e guardá-la em um local seguro, e evitar perdê-la. Pois de agora em diante a tendência é que a digitalização dos nossos documentos siga evoluindo e agregando ainda mais serviços online. Por isso é muito importante que você se informe e aprenda a utilizar estas ferramentas.


Notícia atualizada em 20/06/2022 18h45

Compartilhar

Comentários

Реферальный код binance

05 de Fev 2024 - 21h59

Thank you for your sharing. I am worried that I lack creative ideas. It is your article that makes me full of hope. Thank you. But, I have a question, can you help me? https://accounts.binance.com/ru/register-person?ref=PORL8W0Z

Deixe seu comentário

Notícias relacionadas

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Desenvolvido com ❤️ e ☕ por Julimar Jr.