Previsão do tempo
max. 23 | min. 15
Tempo limpo
Cotação
Dolar R$ 5,60
Euro R$ 6,09

Previsão do tempo

max. 23 °C

min. 15 °C

Tempo limpo

Milho e broa de fubá

Inauguro esta coluna sobre culinária e gastronomia, primeiramente, agradecendo ao convite feito pelos amigos do site Todos por Cubatão, André e Julimar para participar desse canal que promete vir a ser o maior e melhor espaço para tratar sobre tudo o que diz respeito à nossa Rainha das Serras, bem amada Cubatão. Muito obrigado e […]


Inauguro esta coluna sobre culinária e gastronomia, primeiramente, agradecendo ao convite feito pelos amigos do site Todos por Cubatão, André e Julimar para participar desse canal que promete vir a ser o maior e melhor espaço para tratar sobre tudo o que diz respeito à nossa Rainha das Serras, bem amada Cubatão. Muito obrigado e sucesso!

Aqui procurarei passear pelas mais diversas vertentes da culinária, desde a baixa até a alta gastronomia, tudo da maneira mais agradável possível aos leitores, no melhor clima de reunião em casa, daquelas que as pessoas vão chegando e se aboletando na cozinha, porque é este o coração das residências, não a sala de estar.

Vamos fazer desta coluna uma cozinha virtual, onde vamos papear sobre dicas, informações, curiosidades e, principalmente, receitas variadas.

Cheguem, puxem uma cadeira e fiquem à vontade.

Como primeiro assunto, vamos falar sobre um dos mais antigos e versáteis alimentos da humanidade, o milho.

Estudos mostram que o milho tem origem no continente americano, mais especificamente no México, há registros de que a domesticação e cultivo do grão tenha ocorrido por há mais de 7.500 e 12.000 anos, tendo começado a se espalhar pelas outras partes da América por volta de 2.500 a.C., tendo sido o alimento básico das civilizações os Olmecas, Maias, Astecas e Incas.

Com o início das grandes navegações e descoberta do Novo Mundo, o milho foi sendo levado à Europa e de lá para o Oriente. Está hoje entre as maiores culturas mundiais, perdendo apenas para o arroz e o trigo.

Tem uso como ração animal, combustível renovável (etanol), mas principalmente na culinária com aplicações como farinhas (amido e fubá), cereal matinal, xarope, sendo matéria prima de mingau, creme, polenta, angu, cuscuz, bolos, pães, sucos, sorvetes, pamonha, curau, canjica, pipoca, bolachas, ou simplesmente assado ou cozido. É ainda ingrediente básico de algumas bebidas, como whisky, bourbon e até cerveja (a chicha, de origem inca).

É possível encontrar mais de 470 variedades diferentes de milho, tais como vermelho, branco, roxo, azul, colorido, amarelo, dentre outros.

Por não conter glúten, pode ser consumido pelos celíacos ou pessoas com restrição à essa proteína.

E para celebrar o milho e toda a sua gama de aplicações, deixo aqui uma receita fácil, rápida e deliciosa. Anotem os ingredientes e o modo de preparo.


BROA DE FUBÁ

– 250g de farinha de trigo;

– 250g de fubá mimoso;

– 250g de açúcar;

– 1 (col) sopa de fermento químico;

– 100g de manteiga;

– 2 ovos inteiros;

– 50 ml de leite integral (adicionar aos poucos para não ficar muito úmido e líquido)

– 1 gema de ovo com uma colher de sopa de água para pincelar;

– 1 col (sopa) erva doce (opcional).



MODO DE PREPARO

– Em um recipiente misturar todos os ingredientes secos. Adicionar os ovos, a manteiga e o leite aos poucos. Sovar até que a massa fique lisa e desgrude das mãos.

– Fazer bolinhas com a massa.

– Untar uma forma com manteiga (ou óleo), pincelar ovo, colocar as bolinhas de massa distantes cerca de 2 a 3 dedos de cada uma, porque quando começar a assar, elas espalharão um pouco e se estiverem muito próximas irão grudar.

– Colocar no forno pré-aquecido a 200°C, por cerca de 30/35 minutos ou até que comece a dourar nas bordas.

– Retire do forno e colocar para esfriar sobre uma grade ou similar, desde que seja aberto na parte de baixo para que o ar circule e não deixe as broas úmidas.

– Depois de resfriadas, as broas secam e endurecem levemente.

BOM APETITE!


Compartilhar

Comentários

create a binance account

21 de Jun 2023 - 21h20

Thanks for sharing. I read many of your blog posts, cool, your blog is very good. https://accounts.binance.com/en/register?ref=W0BCQMF1

binance us registracija

12 de Mar 2023 - 02h55

Thanks for sharing. I read many of your blog posts, cool, your blog is very good. https://www.binance.com/sl/register?ref=UM6SMJM3

Binance代码

15 de Abr 2023 - 12h16

Your article helped me a lot, is there any more related content? Thanks!

Deixe seu comentário

Notícias relacionadas

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Desenvolvido com ❤️ e ☕ por Julimar Jr.