Previsão do tempo
max. 24 | min. 18
Parcialmente nublado
Cotação
Dolar R$ 5,46
Euro R$ 5,98

Previsão do tempo

max. 24 °C

min. 18 °C

Parcialmente nublado

Parque Estadual Serra do Mar completa 44 Anos

O Parque Estadual Serra do Mar (PESM) é a maior Unidade de Conservação de toda a Mata Atlântica. Conectando as florestas da Serra do Mar desde o Rio de Janeiro até o Vale do Ribeira.


Criado em 1977 e ampliado em 2010, o Parque Estadual Serra do Mar (PESM) é a maior Unidade de Conservação de toda a Mata Atlântica. Seus 332 mil hectares protegem 25 municípios paulistas, conectando as florestas da Serra do Mar desde o Rio de Janeiro e Vale do Ribeira, até o litoral sul do estado.

Suas escarpas dominam a paisagem do litoral paulista, suas florestas abrigam e protegem centenas de espécies de aves e outros animais ameaçados, como felinos e primatas. Entre jequitibás, jatobás, uricuranas, canelas, cedros, manacás-da-serra, guanandis, guapuruvus e palmeiras juçara, abrigam-se a onça pintada, onça parda, muriqui, bugio, jaguatirica, anta, paca, guaxinim, lontra, tucano-de-bico-preto, araponga, jacu-açu e centenas de outras aves.

Com a finalidade de assegurar a proteção integral aos mananciais que abastecem parte da Região Metropolitana de São Paulo, Baixada Santista, Litoral Norte e Vale do Paraiba, o PESM contribui também para o equilíbrio climático e estabilidade das encostas.

Comunidades tradicionais de quilombolas, indígenas, caipiras e caiçaras são encontradas em diversos pontos de sua extensão.

Devido à sua enorme extensão, o PESM é gerenciado por meio de dez núcleos administrativos: Bertioga, Caraguatatuba, Cunha, Curucutu, Itariru, Itutinga Pilões, Padre Dória, Picinguaba, Santa Virgínia e São Sebastião. Cada núcleo possui suas características, formando um mosaico de paisagens, biodiversidade, interação social e preservação ambiental.

Inaugurado na época da construção da Rodovia Rio-Santos (BR 101), que abriu o litoral ao desenvolvimento do turismo, o Parque Estadual Serra do Mar é administrado pela Fundação Florestal, instituição vinculada à Secretaria de Estado do Meio Ambiente.

Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Itutinga Pilões – foto: TR3S (Coletivo de Fotógrafos de Cubatão)
Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Itutinga Pilões – foto: TR3S (Coletivo de Fotógrafos de Cubatão)

O Parque Estadual Serra do Mar é o maior corredor biológico da Mata Atlântica no Brasil. Ele destina-se à preservação, à valorização da cultura local, à pesquisa científica e à educação ambiental, permanentemente incentivando a população na busca pela conservação de seus recursos naturais, históricos e culturais.

Entre as 1.361 espécies de animais e cerca de 1200 tipos de plantas registradas por sua extensão, segundo o Ibama, encontram-se protegidos alguns dos principais animais em risco de extinção no país, como o macaco-prego, o bicho-preguiça e a anta (ou tapir). Também fazem parte do ecossistema local espécies ameaçadas da flora nacional, entre elas o palmito e a orquídea Laelia purpurata.

É clara a sua contribuição para a sustentabilidade, principalmente nos núcleos urbanos localizados em seu entorno. Suas florestas, além de constituir belos cenários e paisagens notáveis, preservam nascentes e cabeceiras de rios formadores das bacias hidrográficas do Paraíba do Sul e Tietê, bem como mananciais que abastecem diversos municípios por onde passam, como as regiões da Baixada Santista, Litoral Norte e Litoral Sul, beneficiando milhões de habitantes.

Além disso, o Parque Estadual Serra do Mar possui grande importância nos esforços para amenizar o clima e estabilizar as encostas, o que garante melhor proteção aos moradores de áreas críticas.

Por sua extrema importância e riquíssima biodiversidade, o parque é considerado um polo de concentração das atenções da comunidade científica, ONGs, governos, empresas privadas e demais setores da sociedade, em função da preocupação com a preservação da Mata Atlântica e da necessidade de aprofundamento dos conhecimentos sobre a fauna e a flora da região.

Inseto observado no Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Itutinga Pilões – foto: TR3S (Coletivo de Fotógrafos de Cubatão)
Ruinas do Antigo Hospital – Núcleo Itutinga Pilões – foto: TR3S (Coletivo de Fotógrafos de Cubatão)

Conheça um pouco mais sobre o Núcleo Itutinga Pilões, localizado no município de Cubatão e saiba como agendar uma visita ao parque, acessando o perfil do núcleo no instagram abaixo:

Mata
atlântica

Considerada um dos mais ricos conjuntos de ecossistemas do planeta, a Mata Atlântica abriga enorme variedade de mamíferos, aves, peixes, insetos, répteis, árvores, fungos e bactérias. Estima-se que ela detenha cerca de 20.000 espécies vegetais, pouco mais de um terço das existentes no Brasil.

Quanto aos animais nativos, levantamentos recentes indicam que o bioma abriga aproximadamente 1.020 espécies de aves, 340 variedades de anfíbios e 270 tipos de mamíferos. A região reserva belíssimas paisagens e paraísos tropicais, cuja proteção é essencial à nossa cultura e também ao desenvolvimento econômico, por meio do estímulo ao ecoturismo.

O Parque é lar natural de ampla variedade de organismos de todas as espécies. Por entre ecossistemas terrestres, marinhos e complexos ecológicos presentes em toda a sua área, os visitantes e pesquisadores encontram alguns dos mais belos e exóticos exemplares naturais da nossa fauna, flora e reino fungo.

Baixe aqui mais informações sobre a biodiversidade na Mata Atlântica: https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/pesm/biodiversidade/

As informações desta matéria, reproduzem as informações contidas no site oficial do PARQUE ESTADUAL DA SERRA DO MAR, e visa contribuir com a divulgação deste importante patrimônio ecológico, histórico e cultural. Para saber mais sobre o Parque, todos os seus núcleos e como visitá-los, acesso o portal:

http://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/pesm/


Compartilhar

Comentários

binance account creation

29 de Ago 2024 - 01h20

Your article helped me a lot, is there any more related content? Thanks! https://www.binance.info/en/register?ref=JHQQKNKN

Deixe seu comentário

Notícias relacionadas

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Desenvolvido com ❤️ e ☕ por Julimar Jr.