Desde que a Prefeitura de Cubatão pegou dinheiro emprestado com a Caixa de Previdência nos anos 90, a preocupação persiste em relação ao VALOR devido e QUANDO será quitado.
Com o anúncio de que será criado um Instituto de Previdência para cuidar apenas das aposentadorias e pensões dos servidores de Cubatão, a Caixa de Previdência segue com um problemão para resolver em relação ao custeio dos serviços com o plano de saúde.
Na fala de simpatizantes:
A ASSISTÊNCIA MÉDICA ESTÁ EM PERIGO!
Isso sem contar que por diversas vezes a Prefeitura parou de pagar as mensalidades e, nos acordos, modificou cláusulas cruciais como garantia, índice de correção e prazo para pagamento.
Segundo denúncia feita em 07/06/2021 ao MP, as multas e correções devidas não foram aplicadas corretamente, além de outros agravantes apontados pelo Tribunal de Contas do Estado desde o ano 2000.
QUAL VALOR REAL DA DÍVIDA?
A DIVERGÊNCIA DE VALORES entre as contabilidades se intensificou em 2018 quando foi feito NOVO acordo para pagamento:
- PMC alegava dever 57 milhões;
- Caixa dizia que a divida estava em 203 milhões.
O MOTIVO DA DISCÓRDIA é o fato de que os contratos de empréstimos foram afetados por alteração na lei em 2003, causando perdas financeiras significativas para a Assistência Médica, que cuida dos atendimentos médicos dos servidores.
A Lei n. 2.881 de 15/12/2003 alterou os valores de repasse referente ao Termo Aditivo vigente e decorrentes dos Contratos de Empréstimos celebrados entre a Prefeitura e a Caixa de Previdência, separando e fixando:
- 40% Caixa Saúde
- 20% Caixa Autarquia
- 40% Fundo Previdência.
Em 2012 (Lei 3.548 de 21/08/2012) alterou de novo essa distribuição, revogando os 40% do Fundo de Previdência e aumentando para 80% a parte da Assistência Médica.
Foi cumprido? Pelo jeito não, porque a PREVIDÊNCIA também tem problemas, já que durante um grande período, a prefeitura deixou de fazer os repasses legais: descontava do servidor, mas, não repassava.
Isso também gerou outro rombo por causa do critério de juros e correções adotados quando renegociaram as dívidas.
Para resolver essa sequencia de erros, as atas dos conselhos fiscais apontam reiteradas vezes para CONTRATAÇÃO DE AUDITORIA EXTERNA.
Mas por que a prefeitura pegou dinheiro emprestado se era tão rica?
Arrecadava tanto com as indústrias e precisava pegar dinheiro emprestado?
O ex-vereador que era o presidente da câmara na época, disse no dia 21/06/2021 ao programa Jornal da Cidade, que isso que estão falando não é a coisa certa:
“A prefeitura não queria tomar dinheiro da caixa. Era pra fazer entrar dinheiro na caixa”.
Segundo sua fala, a prefeitura tomava dinheiro emprestado em bancos privados para Antecipação de Receita Orçamentária a juros altíssimos, então foi sugerido ao prefeito da época que pegasse emprestado com a Caixa de Previdência, com a garantia de que a primeira parcela do ICMS, que cai todas as terças feiras, já fosse para pagar o empréstimo. Mas alguém alterou isso sem autorização do executivo”.
Alguém foi lá e disse que não precisava mais o banco mandar direto pra caixa porque a prefeitura iria pagar.
A denúncia feita ao MP no dia 28/06/2021, fala que esses calotes causaram a saída de 3.500 mutuários, já que sempre tinham seus atendimentos negados por toda a região, desmoralizando os serviços da Caixa junto aos funcionários com oferta de atendimento precário, ou não atendimento por muito tempo, diminuindo ainda mais a receita da assistência médica.
Em 2013, a Lei 3.622, que permitiu essa saída voluntária, criou uma multa no montante de 50 contribuições para quem deseja retornar.
Uma terceira denuncia foi feita em 14/07/2021 e segue até o fechamento desta matéria sem retorno.
A maioria não entende que a Caixa de Previdência não é apenas uma entidade. Ela contém diversas atividades, sendo as principais o Plano de Saúde e o Fundo de Previdência, além do próprio gerenciamento.
Em 1965, Quando a Caixa de Previdência foi criada com as seguintes finalidades.
Conceder:
- – Aposentadoria, pensão, pecúlio, auxílio natalidade e auxílio funeral.
- – Empréstimos simples ou imobiliários.
- – Assistência médica, hospitalar e dentária.
- – Auxílio enfermidade.
- – Auxílio viagem por prescrição médica em casos de tuberculose.
Em 1996 NOVA ATRIBUIÇÃO: locação e administração de bens imóveis de propriedade do Patrimônio Público, prioritariamente os residenciais de cunho social aos funcionários que sejam mutuários da Caixa de Previdência, e subsidiariamente, a terceiros, outros de natureza comercial e não residencial.
Por essas e outras, a solução é a auditoria externa contratada pela Caixa de Previdência para apurar todas essas irregularidades.
LEIA TAMBÉM:
безплатен профил в binance
06 de Jan 2024 - 05h13
Can you be more specific about the content of your article? After reading it, I still have some doubts. Hope you can help me. https://www.binance.info/bg/join?ref=FIHEGIZ8nimabi
23 de Nov 2023 - 14h58
Thank you very much for sharing, I learned a lot from your article. Very cool. Thanks. nimabi20bet
18 de Set 2023 - 04h52
Your article gave me a lot of inspiration, I hope you can explain your point of view in more detail, because I have some doubts, thank you.Ethereum-Handel bei gate io
22 de Mai 2023 - 15h23
Reading your article helped me a lot and I agree with you. But I still have some doubts, can you clarify for me? I'll keep an eye out for your answers.Cubatão vai pagar aposentados utilizando recursos de fundo que achavam ser blindado - Todos por Cubatão
06 de Nov 2022 - 14h53
[…] Prefeitura e Caixa de Previdência divergem sobre empréstimo! […]