Previsão do tempo
max. 23 | min. 15
Tempo limpo
Cotação
Dolar R$ 5,60
Euro R$ 6,09

Previsão do tempo

max. 23 °C

min. 15 °C

Tempo limpo

Vacina vencida?

Secretaria de Saúde diz: Cubatão não aplicou vacina vencida!


A notícia que 26 mil doses de Astrazenica foram aplicadas vencidas em 1.532 municípios, publicada dia 02 de julho, pela Folha de São Paulo (link no final), deixou as prefeituras da região preocupadas e precisaram explicar o que estava acontecendo.

Conforme apurado pela redação, em Cubatão ocorreu o seguinte:

  • A PRIMEIRA DOSE foi aplicada em 01 de FEVEREIRO do LOTE 4120z005 (apontado pelo site Folha de São Paulo) que VENCEU em 14 de ABRIL.
  • A SEGUNDA DOSE foi aplicada em 26 de ABRIL do lote 213vcAo20u (que só vence em 17 de setembro), conforme foto da carteirinha e Nota Oficial da PMC. A digitadora acabou repetindo como se o vacinado tivesse tomado as duas doses do mesmo lote.

Por nota oficial, a Secretaria de Saúde de Cubatão informou que não aplicou doses vencidas da vacina contra covid-19.

Fonte: Portal PMC 02/07/2021

Conversamos com o Diretor do Departamento de Vigilância em Saúde, Anderson de Lana, se Cubatão recebeu vacina vencida, já que a matéria original indicou 4 (quatro) lotes enviadas para cidade.

“4 lotes apontados pelo site, sendo que só recebemos 1 lote. Os outros 3 lotes não recebemos. Esse lote que nós recebemos, um médico que  mora em São Paulo, que trabalha no Bolsão 8, tomou a primeira dose de Astrazenica, que tem uma numeração do lote. (…) quando ele tomou a segunda dose, a digitadora digitou no sistema o primeiro lote que já ia vencer mês seguinte. Só que não. Eu tenho foto da carteirinha dele, fomos atrás dele, e o lote é outro. E no sistema, com certeza vai acusar, que ele tomou a vencida. Mas não. A prova viva é a carteirinha desse médico.”

Segundo o diretor, não passa de um equívoco do digitador e não receberam 4 lotes dos apontados. Veio para Cubatão apenas 1.

“O único lote que recebemos é o final Z005”.

OS LOTES SÃO DIFERENTES

Quando o vacinado tomou a primeira dose, ela estava dentro do prazo de validade. Cubatão tem disponível as vacinas: Pfizer, Jansen, Astrazenica e Coronavac. Perguntamos ao diretor sobre pessoas querendo escolher a marca.

“É o que mais acontece”, disse De Lana.

“Por isso que a Jansen, mais procurada, resolvemos fazer para pessoas em situação de rua. Porque eles são mais vulneráveis e são difícil para colher e tomar a segunda dose. Por ser dose única eles já ficam imunizados”.

Foto: reprodução facebook

E a XEPA DA VACINA? Como está sendo aplicada em Cubatão?

“Para pessoas acima de 35 anos, pode se cadastrar na UBS mais próxima, onde a UBS entra em contato das 16:00h e 17:00h para tomar as remanescentes”.

Perguntamos se a idade vai diminuindo conforme for avançando a imunização.

Foto: reprodução facebook

“Estamos à frente do Plano Estadual de Imunização, com a faixa etária 38 anos. Conforme (…) vai tendo oferta da vacina, fazemos nossa logística aqui e baixando a faixa etária por conta, ou seja, para não ficar nenhum frasco de vacina armazenada. (..) Nós queremos que não fique nada na geladeira, que acabe, para esperar o Estado mandar mais. Não adianta ficar com vacina armazenada não”.  

O Departamento de Vigilância em Saúde, cuida da Vigilância Epidemiológica e é responsável pela estatística e logística da vacinação contra o covid 19, tanto no recebimento da vacina, bem como na imunização do munícipe.

Foto: reprodução facebook

LINK da matéria da Folha de São Paulo: https://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2021/07/milhares-no-brasil-tomaram-vacina-vencida-contra-covid-veja-se-voce-e-um-deles.shtml


Compartilhar

Comentários

Kod polecajacy Binance

29 de Mar 2024 - 12h17

I don't think the title of your article matches the content lol. Just kidding, mainly because I had some doubts after reading the article.

binance

22 de Abr 2024 - 09h09

Your point of view caught my eye and was very interesting. Thanks. I have a question for you.

Deixe seu comentário

Notícias relacionadas

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Desenvolvido com ❤️ e ☕ por Julimar Jr.