Previsão do tempo
max. 29 | min. 25
Chuvas esparsas
Cotação
Dolar R$ 4,99
Euro R$ 5,40

Previsão do tempo

max. 29 °C

min. 25 °C

Chuvas esparsas

Vereadores querem TROCA de entidade que acolhe Idosos

Relatório final de CEV opta por rescisão do contrato com a entidade ABRAÇO!


Na sessão do dia 23/11, foi lido o resultado da CEV-Comissão Especial de Vereadores criada para acompanhar a mudança das entidades que cuidavam do lar dos idosos e das pessoas em situação de rua.

A falta de comprovação de trabalho prévio com idosos, confirmado pelo representante da própria entidade, e o CNPJ da entidade “ABRAÇO” não contemplar a atividade que seria desenvolvida, ao que parece, pesou muito na decisão dos membros da comissão em pedir a troca da entidade.

Vereador Alessandro Oliveira

“É um absurdo os horrores que tivemos acesso”

Composta pelos vereadores Alessandro Oliveira (PL), Marcos Roberto Tinho (REPUBLICANOS) e Rodrigo Alemão (PSDB), o resultado da CEV foi o pedido de TROCA da ENTIDADE que venceu o último chamamento público para desenvolver as duas atividades: cuidar de idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade.

Os trabalhos iniciaram em 30/09/2021 e foram intensificados em 02/10/2021 com a notícia de um surto de covid na “nova casa de acolhimento dos idosos”, levando agravar a situação com o falecimento de um idoso no dia 05/10/2021.

Antes disso, uma visita no dia 09/09 já apontava irregularidades:

Relatório Final da CEV

Outra visita realizada para inspeção no dia 17/09, resultou em 92 problemas em alguns pontos mais nevrálgicos, como ausência de alvará de funcionamento, solicitação de licença sanitária, adequações do imóvel, certificado de desinsetização e desratização, limpeza da caixa de água e a ausência de controle dos medicamentos gerais e psicotrópicos.

Consta que “os fiscais da Vigilância Sanitária se mostraram assustados com as condições que encontraram no local”.

Apontaram inúmeros outros problemas, também no serviço de alimentação:

  • Não havia fluxo de trabalho ordenado nas áreas de manipulação;
  • Portas sem dispositivo de fechamento automático;
  • Janelas sem telas milimétricas removíveis;
  • Ralos sem dispositivos de fechamento;
  • Ausência de ventilação adequada e sistema de exaustão;
  • Ausência de lavatório exclusivo para higienização das mãos na área de manipulação;
  • Manipuladores de alimentos sem uniforme;
  • Sanitário com comunicação direta com o estoque de alimentos;
  • Falta de EPI dos funcionários, etc….

O relatório composto de 40 páginas, ao final, propõe ao Poder Executivo, que SEJA FEITA A RESCISÃO DO CHAMAMENTO PÚBLICO e mais o seguinte:

I- Nomeação IMEDIATA de uma Comissão em regime de extrema urgência, para estudar as medidas de transição para que os idosos e pessoas em situação de rua sejam acolhidos de maneira mais técnica e segura em outra instituição ou equipamento do próprio município, se houver, ou em último caso, fora do município, e paralelamente sejam deflagrados novos chamamentos públicos, ou reaproveitados os anteriores;

II- Seja aberto uma comissão interna para APURAR em procedimento interno, caso constatada a presença dos requisitos para instauração de sindicância, eventual RESPONSABILIDADE acerca das irregularidades cometidas na transição e fiscalização dos trabalhos da entidade Associação Brasileira Comunitária – “ABRAÇO”

III- Sejam tomadas as cautelas necessárias quando da designação de comissão para chamamento público, para que o edital não seja interpretado de maneira restritiva e que sejam observados os requisitos mínimos de EXPERIÊNCIA e CAPACIDADE para as entidades participantes;

IV- Seja informado ao MP acerca do trabalho da presente Comissão e seja formado grupo de trabalho dentro da própria Câmara Municipal de Cubatão para acompanhar junto ao MP e autoridades policiais encarregadas das investigações, o desenrolar dos trabalhos e conclusões;

V- Seja proposto ao Poder Executivo, estudos para capacitação e/ou especialização dos servidores, conselheiros de políticas públicas e entidades do terceiro setor, em especial quanto aos trabalhos nas Casas de Acolhimento de Pessoas em Situação de Rua e instituições de longa permanência de idosos (“ILPI”).


Compartilhar

Comentários

bitcoin price binance

10 de Abr 2023 - 02h50

Can you be more specific about the content of your article? After reading it, I still have some doubts. Hope you can help me.

Entidade contraiu empréstimos em nome de idosos para custear despesas! - Todos por Cubatão

15 de Fev 2022 - 08h29

[…] Vereadores querem TROCA de entidade que acolhe Idosos […]

Deixe seu comentário

Notícias relacionadas

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Desenvolvido com ❤️ e ☕ por Julimar Jr.