Previsão do tempo
max. 30 | min. 24
Chuva
Cotação
Dolar R$ 4,95
Euro R$ 5,35

Previsão do tempo

max. 30 °C

min. 24 °C

Chuva

Contratos do Hospital e Centro Oncológico vencem dia 30 de novembro

Fundação São Francisco Xavier oficiou dia 05/10 que não quer continuar.


Dia 22/11 o Ministério Público propôs Ação Civil Pública contra a Prefeitura de Cubatão, com pedido liminar, para que tome providências com relação ao Hospital e consequente Anexo Hospitalar da cidade, já que a responsável pela gestão anunciou que não tem interesse em continuar prestando serviços após o vencimento do contrato no próximo dia 30/11.

A Fundação São Francisco Xavier, que presta serviços na cidade desde 30/11/2017, recusou a proposta do Município de prorrogação excepcional, declarando que irá encerrar suas atividades na data final do contrato: 30 de novembro de 2022.

Em agosto deste ano, o vereador Alessandro Oliveira (PL) já havia alertado sobre essa situação, inclusive seu assessor jurídico mencionou 3 (três) possíveis possibilidades se nenhuma atitude fosse tomada:

  • 1 – Contratação emergencial, que pode ser alvo de ação de investigação de autoridades superiores.
  • 2 – Prorrogação do contrato no formato atual híbrido, que põe em cheque se o hospital é público ou privado filantrópico;
  • 3 – Fechamento do hospital.

A opção de prorrogação está descartada porque a própria fundação não quer ficar.

O artigo parágrafo 4º, do artigo 57 do contrato principal firmado entre a Fundação e a Prefeitura, fala na possibilidade de prorrogação por mais 12 meses somente em caráter excepcional, devidamente justificado. Não podemos esquecer que segundo o Governo Federal, ainda estamos em estado de emergência por reflexos da pandemia do Covid-19, tanto que o auxílio emergencial foi prorrogado até 31/12 sob essa justificativa para ficar de fora do teto de gastos. Entretanto, segundo consta no ofício e justificativa da entidade, não é o caso.

MAS POR QUE A FUNDAÇÃO NÃO QUER FICAR?

Segundo leitura dos documentos disponíveis, os motivos giram em torno do fato do contrato conter diversos apontamentos no Tribunal de Contas devido a sua atipicidade e um eventual desequilíbrio financeiro, o que pode comprometer os atendimentos futuros. Não podemos esquecer que o Anexo Hospitalar, apesar de ser um contrato acessório, também não é mais interessante para a fundação renovar.

No dia 11/08 o Ministério Público de Contasdivulgou apontamentos desfavoráveis ao modo que o hospital de Cubatão vem sendo gerido, e por via indireta, declarou irregularidade no contrato.

MAS EXISTE ALGUMA FORMA DA FUNDAÇÃO MUDAR DE IDÉIA?

No ofício enviado à Prefeitura, a Fundação alerta que o Edital não foi divulgado ou qualquer ato que motivasse a nova contratação, mas, a contrário senso, dependendo das novas condições, entende-se que talvez haveria possibilidade de continuar.

Desta forma, estamos diante de um iminente risco de colapso no atendimento de saúde de Cubatão e região, se providências não forem tomadas para garantir que o serviço não seja interrompido.

O pedido foi emendado, inserindo a obrigação de que o devido procedimento licitatório e sua conclusão, ocorra no prazo máximo de 90 dias, para a escolha da nova gestora.

A Fundação informou nos autos que já havia notificado a Prefeitura no dia 05/10/2022 da sua intenção de não permanecer na cidade.

Para conferir na íntegra acesse: 

https://esaj.tjsp.jus.br/pastadigital/pg/abrirConferenciaDocumento.do

  • N. Processo: 10048563820228260157
  • Código da Petição Inicial: 9528917
  • Ofício da Fundação: 952891A
  • Emenda da Petição Inicial: 952A900

LEIA TAMBÉM


Compartilhar

Comentários

Binance代码

12 de Jan 2024 - 16h11

Your point of view caught my eye and was very interesting. Thanks. I have a question for you. https://www.binance.info/zh-CN/join?ref=B4EPR6J0

nimabi

14 de Dez 2023 - 13h13

Thank you very much for sharing, I learned a lot from your article. Very cool. Thanks. nimabi

Prefeitura de Cubatão firma contrato emergencial para gerir Hospital - Todos por Cubatão

11 de Fev 2023 - 01h03

[…] Contratos do Hospital e Centro Oncológico vencem dia 30 de novembro […]

Prazo terminando e nada da Licitação do Hospital de Cubatão - Todos por Cubatão

29 de Jan 2023 - 00h36

[…] Contratos do Hospital e Centro Oncológico vencem dia 30 de novembro Hospital de Cubatão: Público ou Privado filantrópico? […]

Deixe seu comentário

Notícias relacionadas

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Desenvolvido com ❤️ e ☕ por Julimar Jr.